Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Consumidor 26/03/2020 | 11h52

Procon amplia fiscalização para evitar preços abusivos em supermercados


Procon amplia fiscalização para evitar preços abusivos em supermercados
Foto: Divulgação

Evitar que as pessoas sejam penalizadas e tenham de pagar preços indevidamente mais altos é o objetivo do trabalho do serviço de proteção ao consumidor. Em tempos de coronavírus, a atuação do Procon está ampliada, principalmente naqueles estabelecimentos que podem permanecer abertos, como supermercados e farmácias.

Entre os principais itens que são observados pelos agentes do Procon de Caxias do Sul estão produtos de limpeza, de higiene pessoal e alimentícios e álcool em gel. O coordenador do Procon, Dagoberto Machado dos Santos, conta que tem se manifestado no sentido de buscar uma solução para a situação apresentada, sempre utilizando-se do bom senso de justiça e solidariedade. Para ele, o individualismo não solucionará os problemas do consumidor, nem dos fornecedores, por isso, é preciso a coletividade.

Segundo o coordenador do Procon, o trabalho de monitoramento é feito desde o início de março. Pela experiência na função, Dagoberto Machado dos Santos diz que a tendência era de aumento de alguns itens. Ele explica a importância do trabalho desenvolvido.

Numa parceria do Procon de Caxias com o Ministério Público (MP) do Estado, foram publicadas recomendações para fornecedores e distribuidores, principalmente no que se refere a valores de venda de produtos como álcool em gel, máscaras, luvas sintéticas, além de produtos da cesta básica. O documento informa a farmácias, drogarias e estabelecimentos de saúde, além de supermercados, mercados e similares, para que não elevem os preços dos produtos sem justa causa nesta época de pandemia do Covid-19.

O Procon faz atendimentos pelo site consumidor.gov.br e presta informações por meio do telefone (54) 9.9929.8190. As denúncias devem ser feitas no site caxias.rs.gov.br/procon.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.