Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Religião 21/10/2021 | 10h56

Processo de instrução e formação das equipes diocesanas para o Sínodo 2021-2023 começa nesta quinta-feira


Processo de instrução e formação das equipes diocesanas para o Sínodo 2021-2023 começa nesta quinta-feira
Foto: Felipe Michelon Padilha

Por meio de encontros virtuais nos dias 21 e 27 de outubro será iniciada a formação das equipes da etapa diocesana do Sínodo 2021-2023 da Igreja Católica. O evento lançado em abril pelo papa Francisco é considerado como o mais importante da instituição após o Concílio Vaticano II, finalizado em 1965.

No último domingo (17) houve a missa de abertura da etapa diocesana no Santuário de Caravaggio. O coordenador de pastoral da Diocese de Caxias do Sul, padre Paulo César Nodari, ressalta em entrevista à Rádio Caxias que os encontros on-line serão realizados para aprofundar a temática da sinodalidade com os representantes do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas.

O religioso diz que a motivação e o incentivo este momento especial da Igreja são fundamentais para que o processo de escuta, em novembro, ocorra da melhor forma possível, e cita que papa pede para que nos escutemos uns aos outros, mas devemos principalmente ouvir a Deus. Complementa que Sínodo é um momento de proximidade, e a Igreja se propõe a ouvir para que sejam apontados os caminhos a serem trilhados pela instituição. O padre Nodari comenta sobre o trabalho desenvolvido na Diocese, envolvendo 73 paróquias e quase mil comunidades.

Sínodo é uma palavra de origem grega (synodo) que significa caminhar junto, fazer junto o caminho. Nesse sentido, o padre Nodari explica que o processo sinodal é processo espiritual e não se trata de um exercício mecânico de coleta de dados ou uma série de reuniões e debates. A escuta conjunta visa o discernimento pessoal e comunitário.

Cronograma Diocesano

  • Abril/2021 - Início do Sínodo 2021-2023.
  • Dias 09 e 10/10/2021 - Assembleia do Sínodo dos Bispos no Vaticano.
  • Dia 17/10/2021 - Missa de abertura da etapa diocesana do Sínodo em Caxias do Sul, no Santuário de Caravaggio.
  • Dias 21 e 27/1/0/2021 - Formações on-line, às 20h, para a equipe diocesana do Sínodo.
  • Novembro/2021 - Discussão das áreas e regiões de Pastoral e com a sociedade.
  • Dia 04/12/2021 - Conselho Diocesano de Pastoral sobre o Sínodo.
  • Dia 25/03//2022 - Entrega da síntese da fase diocesana da discussão à CNBB.

Oração do Sínodo

Aqui estamos, diante de Vós, Espírito Santo: estamos todos reunidos no vosso nome. Vinde a nós, assisti-nos, descei aos nossos corações.

Ensinai-nos o que devemos fazer, mostrai-nos o caminho a seguir, todos juntos. Não permitais que a justiça seja lesada por nós pecadores, que a ignorância nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas nos tornem parciais, para que sejamos um em Vós e nunca nos separemos da Verdade.

Nós Vo-lo pedimos a Vós que, sempre e em toda a parte, agis em comunhão com o Pai e o Filho pelos séculos dos séculos. Amém.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.