Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Contrabando 22/02/2020 | 22h06

PRF apreendeu em dois meses quase a mesma quantidade de cigarros contrabandeados de 2019


PRF apreendeu em dois meses quase a mesma quantidade de cigarros contrabandeados de 2019
Foto: Divulgação/ Internet

Em todo o ano passado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Caxias do Sul apreendeu mais de 1,6 milhão maços de cigarros contrabandeados. Em 2020, em menos de dois meses, já foram recolhidos 1,4 milhão de maços, produtos avaliados em R$ 7 milhões. 

O assessor de comunicação da PRF de Caxias do Sul, Mateus de Paula, destaca que o órgão não desassocia a fiscalização de trânsito do combate a outros crimes, como o contrabando. O policial destaca que o dinheiro obtido com a venda dos cigarros é geralmente desviado para outros fins. 

Por isso, ao desmantelar quadrilhas que atuam com esse produto, ele acredita que é possível reduzir outros crimes. As apreensões de 2019 e deste ano foram feitas na área de abrangência da PRF de Caxias e também em Vacaria. O assessor acredita que até março o montante deve ultrapassar todo o que foi apreendido no ano passado.

As cargas geralmente vêm do Paraguai e entram no Brasil pelo Paraná. Depois de cruzarem Santa Catarina, entram no Rio Grande do Sul e geralmente são transportadas pelas Brs 285 e 116, passando por algumas estradas estaduais, pois as rotas mudam conforme é ampliada a fiscalização. 

Segundo Mateus de Paula, os cigarros têm como destino geralmente a Região Metropolitana de Porto Alegre, além de grandes centros como Caxias do Sul. 

A última apreensão da Polícia Rodoviária Federal de cigarros contrabandeados ocorreu na última quarta-feira (18), em São José dos Ausentes. Uma carreta com placas de Dois Irmãos das Missões (RS) estava carregada com quase meio milhão de maços de cigarros.
Um homem que estava num carro e fazia a escolta da carga fugiu ao tentar ser parado pelos policiais. O motorista do caminhão Scania também conseguiu fugir ao avistar a aproximação da viatura.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.