Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Gestão 25/11/2021 | 08h00

Presidente eleito da OAB-RS defende que entidade precisa continuar sendo uma voz da sociedade civil


Presidente eleito da OAB-RS defende que entidade precisa continuar sendo uma voz da sociedade civil
Foto Lucas Pfeuffer OAB-RS Divulgação

O advogado Leonardo Lamachia, da chapa OAB Mais, foi o vencedor das eleições da Seccional do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS). Ele recebeu 29.502 votos. A chapa 2, Somos Tod@s OAB – Muda OAB-RS, que teve à frente Paulo Torelly, recebeu 14.093 votos. O pleito realizado terça-feira (23) de forma presencial e on-line registrou ainda 2.645 votos brancos e 1.958 nulos.

Lamachia será empossado no dia 1º de janeiro de 2022 e comandará a entidade até 31 de dezembro de 2024. A chapa vencedora tem como vice-presidente Neusa Maria Bastos, como secretário-geral Gustavo Juchem e Jorge Luiz Dias Fara na tesouraria. O atual presidente da OAB-RS, Ricardo Breier, assumirá como conselheiro federal a partir de 2022. Leonardo é irmão de Claudio Lamachia, que presidiu a seccional gaúcha de 2007 a 2012 e a OAB nacional de 2015 a 2018.

Em entrevista ao programa Jornal da Caxias, o presidente eleito disse que a pandemia provocou a maior crise da história da advocacia do RS com a paralisação por quase um ano dos 2 milhões de processos físicos, fato exclusivo do Estado. Antes da pandemia houve a greve dos servidores do judiciário e depois da retomada veio o ataque de hackers ao portal do TJ-RS. Para Leonardo Lamachia, quem sofre com essa crise é a sociedade, pois cada um dos processos que não andou tem um CPF ou um CNPJ envolvido.

Com a implantação plena do processo eletrônico no Estado, já existente nos ramos Federal e do Trabalho, a OAB-RS pensa em olhar também para os jovens advogados com o programa Me Formei Agora, que terá foco na capacitação, por exemplo, em como formular um contrato de honorários e administrar o escritório.

No Estado, todas as subseções da OAB-RS também elegeram os presidentes. Em Caxias do Sul, com abrangência em Antônio Prado, Flores da Cunha e São Marcos, foi eleita a advogada Ana Carla Hendler Gava Furlan, da chapa OAB + Ordem.


Departamento de Jornalismo




GALERIA



CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.