Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Contrariedade 12/01/2022 | 18h00

Presidente da OAB-RS é contra a redução de horário de atendimento no Judiciário gaúcho


CONFIRA O ÁUDIO


Presidente da OAB-RS é contra a redução de horário de atendimento no Judiciário gaúcho
Foto: Divulgação


Por Diego Pereira | Departamento de Jornalismo

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OAB-RS), Leonardo Lamachia, afirma que é contra a redução de horário nos fóruns e tribunais do Estado. Em dezembro do ano passado, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS)  anunciou turno único de trabalho dos servidores, das 12h às 19h.

O presidente da Ordem gaúcha defende o retorno do horário de pré-pandemia, das 09h às 18h. Ele ressalta que já enviou ofício ao TJ-RS e se reuniu com o Tribunal para debater o assunto. Explica que agora aguarda a decisão diante do pleito.

Lamachia relata que os processo físicos ficaram paralisados por mais de um ano, e além da pandemia, também sofreram com o ataque hacker e com a greve dos servidores em 2019. Acrescenta que as ocorrências resultaram em uma prestação jurisdicional insuficiente sendo um retrocesso a redução do horário de atendimento.

O presidente da OAB no Estado afirma que deveria estar se debatendo a ampliação do horário. Ele ressalta que os processos precisam ser movimentados e que em meio a pandemia, a ampliação também evitaria eventuais aglomerações.

Ainda de acordo com Lamachia, a justiça gaúcha conta com a tramitação de cerca de 2,5 milhões de processos físicos.

Leonardo Lamachia assumiu a presidência no início deste ano e comandará a entidade até 2024. Ele sucede Ricardo Breier que foi presidente em dois triênios consecutivos.







Em breve
Nenhum jogo no momento.