Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Concessão 08/04/2021 | 16h42

Prefeituras se queixam do Estado e dizem que foram surpreendidas com anúncio de privatização da Corsan


Prefeituras se queixam do Estado e dizem que foram surpreendidas com anúncio de privatização da Corsan
Foto: Divulgação

O principal argumento apresentado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, contra a intenção do Governo do Estado, é que o direito da concessão da água e do esgoto é dos municípios. O presidente da entidade e prefeito de Taquari, Maneco Hassen (PT), frisou em entrevista à Rádio Caxias que nenhuma das 317 prefeituras atendidas pela Corsan foi informada ou consultada sobre o plano de venda.

O Palácio Piratini anunciou a possibilidade de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento no dia 18 de março. Na ocasião a Famurs encaminhou ao governo um pedido sobre as informações que fundamentaram a decisão de vender a estatal. No dia 26 uma reunião on-line foi feita entre os presidentes da Federação e das 27 associações regionais de municípios com o diretor-presidente da Corsan, Roberto Correa Barbuti.

Maneco Hassen informou que foi enviada à Assembleia Legislativa e ao Piratini uma nota pedindo a suspensão da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 280/2019, que propõe a retirada da Constituição Estadual da exigência de plebiscito popular para a venda do Banrisul, da Corsan e da Procergs. A nota também pede participação da Famurs no debate e apresentação do projeto de privatização.

O presidente da Famurs ressaltou que a Corsan é uma empresa rentável: na última década, teve lucro médio anual de R$ 300 milhões, citou Hassen. Por isso, ele não encontra razão para privatização de uma hora para outra. É necessário melhorar serviços, sem dúvida, mas fica difícil emitir uma posição sem conhecer detalhes da proposta, explanou Maneco Hassen.

Na Serra, a Corsan é responsável pelo abastecimento de água em 31 municípios. A Superintendência Regional Nordeste da estatal tem sede em Bento Gonçalves.

Os municípios atendidos pela Corsan na Serra Gaúcha são: Antônio Prado, Ipê, Nova Roma do Sul, Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Bom Jesus, Jaquirana, São José dos Ausentes, Carlos Barbosa, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Nova Petrópolis, Nova Prata, Nova Bassano, Paraí, São Jorge, Salvador do Sul, Barão, São Pedro da Serra, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, São Marcos, Campestre da Serra, Serafina Corrêa, Veranópolis, Cotiporã, Fagundes Varela e Vila Flores.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.