Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Serviço 17/10/2020 | 15h37

Prefeitura vai alterar decreto para liberar a gratuidade de idosos fora dos horários de pico do transporte coletivo


Prefeitura vai alterar decreto para liberar a gratuidade de idosos fora dos horários de pico do transporte coletivo
Foto: divulgação / internet

Na próxima segunda-feira (19) a Prefeitura de Caxias do Sul deve publicar um novo decreto para revogar a suspensão da gratuidade do transporte coletivo urbano e do transporte intramunicipal para os idosos entre 60 anos e 64 anos. A decisão foi tomada na sexta-feira (16) após reunião do prefeito Flavio Cassina (PTB) com os secretários de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior; e de Governo, Grégora Fortuna dos Passos.

As gratuidades estavam suspensas desde o dia 12 de maio devido à pandemia do coronavírus. Ainda em março a administração havia decretado a limitação do transporte coletivo urbano, com redução do número de veículos em circulação. As gratuidades foram mantidas aos idosos com idade superior a 65 anos, fora dos horários de pico.

A medida que deve passar a valer na próxima semana continua a manter a proibição das gratuidades, com bloqueio do uso do cartão, nos horários compreendidos entre as 06h e 09h e entre 17h e 19h. Pessoas com mais de 65 anos de idade têm passe livre no transporte coletivo assegurado por Lei Federal. No Município, o benefício foi instituído em maio de 2012 para idosos a partir dos 60 anos. O secretário Alfonso Willenbring Júnior amplia o assunto.

 

O passe livre no último domingo de cada mês também foi suspenso por decreto municipal em maio, e a medida seguirá em vigor, conta o secretário de Trânsito. Ele pontua que o quadro da pandemia pode mudar faltando um mês para as eleições municipais. Contudo, quando houve o recadastramento biométrico foram alterados os locais de votação de quase todos os eleitores, deixando-os mais próximos dos domicílios. Também por esse motivo Willenbring esclarece que o passe livre aos domingos não deve ser reativado durante a pandemia.

As equipes da Fiscalização de Trânsito fazem vistorias semanais nos ônibus do transporte coletivo urbano. A ação tem o objetivo de reduzir o excesso de passageiros nos veículos da Visate, a concessionária que presta o serviço. Caxias está classificada na bandeira laranja no Modelo de Distanciamento Controlado do Governo Estadual e obedece a determinação de lotação máxima de 60% da capacidade total dos ônibus.

Nos casos em que os agentes identificam excessos de usuários na linha, a concessionária é alertada para que providencie maior oferta de assentos por meio da substituição de ônibus simples por articulados ou com o acréscimo de veículos no trajeto, encurtando os horários de saída.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.