Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Projeto-piloto 24/11/2021 | 11h02

Prefeitura replica experiência internacional e testa projeto Ônibus Sem Catraca


Prefeitura replica experiência internacional e testa projeto Ônibus Sem Catraca
Foto: Rodrigo Rossi

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) passou a colocar em prática, nesta terça-feira (23), um projeto-piloto em Caxias do Sul, chamado  Ônibus Sem Catraca. A iniciativa replica uma experiência internacional e promete maior comodidade aos usuários do transporte coletivo urbano. A novidade que retira dos coletivos a catraca, mas não exime de cobrança, segue até 23 de dezembro e poderá ser conferida, somente, no ônibus prefixo 241, na L98 – Panazzolo / Vila Verde, que estará devidamente adesivado. 

Conforme o gerente de Trânsito e Transportes da SMTTM, André Leyser, trata-se de um projeto-piloto pautado em experiências positivas em outros países e que deve garantir mais conforto aos usuários. Uma vez que a catraca acaba representando uma barreira e que impede  o livre acesso e a circulação dos passageiros.

O projeto não significa a isenção do pagamento da tarifa. Inclusive, Leyser explica que nos primeiros dias do experimento, um funcionário da concessionária estará no coletivo da linha, a fim de prestar esclarecimentos sobre a novidade e localização da leitora do cartão Caxias Urbano, que ficará mais próxima do motorista, podendo o usuário realizar também o pagamento em dinheiro.

Leyser esclarece que a intenção da SMTTM é levar a iniciativa para outras linhas atendidas pelo transporte coletivo urbano. Mas, que isso será feito somente após uma nova análise técnica, quanto à viabilidade do projeto, garantindo autonomia ao usuário.

Após o período de 30 dias, a SMTTM e a concessionária reavaliarão o projeto, visando a continuidade ou não da iniciativa. Um dos motivos que levou a concessionária e a SMTTM em optar pela L98 – Panazzolo / Vila Verde é o fato de o itinerário ter grande índice de utilização do cartão Caxias Urbano (88%). E também pelo fato da linha prestar atendimento à Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev).

 



 


Departamento de Jornalismo




GALERIA



CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.