Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Esporte 16/09/2020 | 12h23

Prefeitura publicará portaria sobre decreto estadual que permite a retomada dos esportes amadores coletivos


Prefeitura publicará portaria sobre decreto estadual que permite a retomada dos esportes amadores coletivos
Foto: Vania Espeiorin/ Divulgação

O Gabinete de Crise pretende publicar até quinta-feira (17) uma portaria sobre o decreto estadual emitido na noite de segunda-feira (14). O documento do Palácio Piratini atualiza as medidas do Modelo de Distanciamento Controlado e flexibiliza as normas para uso de espaços coletivos de esporte. Dessa forma, fica permitida a retomada das modalidades amadoras praticadas em quadras poliesportivas.

De acordo com as novas especificações, as regiões do Estado que estiverem fora da condição de bandeira preta ou vermelha há pelo menos 14 dias podem permitir a reabertura, nos mesmos moldes das escolinhas infantis. É o caso da Serra, que está em bandeira laranja desde o início de agosto. O decreto não permite a presença de público e os jogos devem ter intervalo de uma hora, com uso intercalado das quadras.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) de Caxias, Gabriel Citton, o objetivo continua sendo evitar aglomerações e permitir a correta higienização dos espaços e equipamentos. A norma estadual proíbe o uso de áreas de entretenimento, churrasqueiras e praças infantis presentes nas quadras, além do funcionamento de restaurantes. O secretário explica o trabalho desenvolvido em parceria com o Gabinete de Crise.

Atividades esportivas que envolvem serviços de educação física, clubes sociais esportivos, clubes de futebol, competições esportivas e outros serviços também estão liberadas pelo Decreto nº 55.482. Nas academias, centros de treinamentos e estúdios, em regiões com bandeira laranja, há a permissão de 50% de trabalhadores presenciais e o atendimento presencial deve respeitar o distanciamento mínimo 10 metros quadrados por pessoa e material individual.

Nas atividades em piscinas, também em locais com bandeira laranja, é permitido 50% de trabalhadores presenciais e a prática esportiva deve ocorrer com uma pessoa por raia para natação e distanciamento de 10 metros quadrados entre os praticantes.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.