Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Vacinação 23/11/2021 | 19h52

Prefeitura publica decreto que mantém obrigação de uso de máscara e exigência de comprovante vacinal


Prefeitura publica decreto que mantém obrigação de uso de máscara e exigência de comprovante vacinal
Foto: João Pedro Bressan

A Prefeitura de Caxias do Sul publicou um novo decreto na tarde desta terça-feira (23). O documento revoga dez decretos anteriores, relacionados ao controle da pandemia de covid-19. Com essas mudanças, o Município passa a seguir de forma integral o decreto estadual que institui o Sistema de Avisos, Alertas e Ações (3As) para fins de enfrentamento à pandemia da covid-19.

Na prática, o uso da máscara permanece sendo obrigatório em locais fechados e abertos. Além disso, também segue sendo obrigatória a apresentação do comprovante da vacina para os seguintes locais: competições esportivas com público; eventos de entretenimento em locais fechados, como casas de festas, casas noturnas ou similares, ou em locais abertos, com controle de acesso de público; feiras e exposições corporativas, convenções, congressos e similares; cinemas, teatros, auditórios, circos, casas de espetáculos, casas de shows e similares; e parques temáticos, de aventura, de diversão, aquáticos, naturais, jardins botânicos, zoológicos e outros atrativos turísticos similares.

Conforme o decreto estadual, a exigência do comprovante de vacina só não é obrigatória nos municípios que atingiram 90% da população adulta com esquema vacinal completo. Não é o caso de Caxias.

Em entrevista à Rádio Caxias, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) espera que, com o avanço da imunização, Caxias do Sul possa flexibilizar mais regras. Isso porque, de acordo com o Estado, as cidades com 90% da população adulta com o esquema vacinal completo ficam autorizados a adotar o comprovante de vacinação como recomendação, e não exigência, em todas as atividades, incluindo as de maior risco.

Segundo dados disponibilizados no Vacinômetro, acessado em covid.caxias.rs.gov.br/vacinacao, foram 322.699 pessoas vacinadas com duas doses ou dose única desde 19 de janeiro, quando desembarcaram as primeiras doses na cidade. O levantamento de terça-feira (23) mostra que 393.361 pessoas, ou 76,02% da população, foram vacinadas com ao menos uma dose. Outros 40.973  caxienses receberam a terceira dose (reforço).

O Painel Covid com a atualização da pandemia em Caxias mostra que, até o dia 23, foram registrados 73.068 casos positivos, sendo 71.355 recuperados, 232 ativos em isolamento e 1.428 óbitos. Outras 268 pessoas aguardavam resultado e mais de 266,3 mil casos deram resultado negativo. Sobre a ocupação de UTIs, a rede privada adulta de covid tinha 25 leitos ocupados (54%); no SUS a ocupação era de 88% (31 leitos ocupados).


Departamento de Jornalismo






Em breve
Nenhum jogo no momento.