Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Vacinação 16/09/2021 | 17h29

Prefeitura passa a oferecer terceira dose para imunossuprimidos e mantém primeira aplicação para adolescentes


Prefeitura passa a oferecer terceira dose para imunossuprimidos e mantém primeira aplicação para adolescentes
Foto: Cristiane Barcelos/ Divulgação

A Secretaria da Saúde de Caxias do Sul incluiu um novo grupo para receber a terceira dose da vacina contra a covid-19. A chamada dose de reforço passa nesta sexta-feira (17) a ser oferecida aos imunossuprimidos, que são pessoas que passaram por transplante ou pacientes que têm HIV, por exemplo, que fizeram a dose única ou a segunda dose no dia 20 de agosto ou antes. Portanto, o reforço é para quem completou o esquema vacinal há, pelo menos, 28 dias.

Os imunossuprimidos devem atestar a comorbidade ou doença para receber a vacina. Sendo assim, é obrigatório levar no ato da imunização um atestado ou receita médica, emitida há menos de um ano. Para os idosos acima de 70 anos, a terceira dose segue sendo aplicada em Caxias. Eles devem ter feito a segunda há, pelo menos, seis meses, ou seja, no dia 17 de março ou antes.

Com relação aos adolescentes, a Secretaria da Saúde de Caxias do Sul continua a vacinação com a primeira dose de quem tem 16 e 17 anos, sem comorbidades. É preciso levar a carteira de vacinação. O Ministério da Saúde recomendou a interrupção da imunização contra a covid-19 desse público, mas, mesmo assim, Caxias do Sul segue aplicando a vacina.

A Secretaria Municipal da Saúde justifica que segue a vacinaçã dos adolescentes, enquanto aguarda novas orientações de parte do governo do Estado, que ainda não determinou a suspensão, uma vez que este grupo está contemplado no Plano Nacional de Imunização (PNI). Conforme a pasta, Caxias do Sul realiza a vacinação de adolescentes com o imunizante da Pfizer, pois é o único autorizado pela Anvisa para esse grupo, e, enquanto isso, não serão incluídas novas faixas etárias para imunização.

A aplicação de terceira dose para idosos e pessoas com imunossupressão e da primeira dose para adolescentes ocorre nas mesmas 18 unidades básicas.

Nessa sexta-feira, também prossegue a segunda dose das três vacinas - AstraZeneca, Coronavac e Pfizer, nos mesmos 11 locais onde essa etapa ocorreu durante a semana. Quem tem 18 anos ou mais e ainda não se vacinou segue tendo seis Unidades Básicas à disposição.

A relação de imunossuprimidos pode ser conferida acessando o link: https://gcpstorage.caxias.rs.gov.br/documents/2021/09/3988534a-614d-448c-9aae-d434aa2d206c.pdf

 

APLICAÇÕES SEXTA (17/09)

PRIMEIRA DOSE

 

ADOLESCENTES

Idade: 16 e 17 anos

UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário e São Ciro; UBSs Cristo Redentor, Fátima Alta, Madureira, Santa Lúcia Cohab, São José, São Leopoldo, Serrano: 8h às 15h

UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Vila Ipê, Reolon: 8h às 19h

 

PESSOAS DE 18 ANOS OU MAIS

UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário e São Ciro; UBSs Centro de Saúde e Rio Branco: 8h às 15h

 

SEGUNDA DOSE

AstraZeneca/Oxford

Quem fez primeira dose dia 28 de junho ou antes

 

Coronavac/Butantan

Quem fez primeira dose dia 23 de agosto ou antes

 

Pfizer/ Biontech

Quem fez primeira dose dia 28 de junho ou antes

 

Locais para segunda dose das três vacinas

UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário e São Ciro: 8h às 15h

UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Vila Ipê e Reolon: 8h às 19h

 

TERCEIRA DOSE

Idosos de 70 anos ou mais que fizeram segunda dose de qualquer vacina até 17 de março

Pessoas de 18 anos ou mais com imunossupressão (conforme tabela anexa) que fizeram a dose única ou a segunda dose de qualquer vacina até 20 de agosto

 

Locais e horários para terceira dose

UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário e São Ciro; UBSs Cristo Redentor, Fátima Alta, Madureira, Santa Lúcia Cohab, São José, São Leopoldo e Serrano: 8h às 15h

UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Vila Ipê e Reolon: 8h às 19h

 

Documentação

Todos: documento pessoal com foto, CPF e Cartão SUS (se tiver)

Para segunda e terceira doses e para adolescentes que fazem a primeira dose: levar também a carteira de vacinação


Departamento de Jornalismo






Em breve
Nenhum jogo no momento.