Ao fim desta semana, a Prefeitura de Caxias do Sul irá apreender os produtos dos ambulantes que não estiverem nos espaços acordados com o poder público. A fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) será intensificada. A informação é confirmada pelo diretor de fiscalização da SMU, Rodrigo Lazzarotto.
O diretor explica que os ambulantes cadastrados junto ao poder público serão notificados até sexta-feira (20) sobre a necessidade de ocupação dos espaços acordados. Acrescenta que a partir da data, a Secretaria irá executar as operações previstas no Código de Posturas com a apreensão das mercadorias de quem não cumprir o determinado.
Como ação paliativa para resolver o problema do comércio de ambulantes nas calçadas do Centro, a Prefeitura delimitou espaços no passeio público das ruas Marechal Floriano e Dr. Montaury para serem ocupadas para comercialização dos itens.
Lazzarotto relata que a intenção do Município era de que os ambulantes já ocupassem os espaços no início do mês, quando as tendas para comercialização foram entregues. Contudo, ele conta que há alguns casos de insatisfação com o sorteio dos espaços que foi realizado, em que uma parte dos contemplados sentiu prejudicada com a disposição das vagas.
O diretor observa que a polêmica era previsível, uma vez que os ambulantes ocupam os espaços que desejam na área central. Contudo, afirma que a situação não deve continuar e que o Município está fazendo o regramento até que um novo centro comercial seja construído.
O diretor também informa que as ações de fiscalização contarão com apoio da Guarda Municipal (GM) e da Brigada Militar (BM).