Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Novo Canil Municipal 18/09/2021 | 11h58

Prefeitura estuda locais para sediar novo canil municipal e busca mais recursos para castramóvel


Prefeitura estuda locais para sediar novo canil municipal e busca mais recursos para castramóvel
Foto: Divulgação Internet

A Secretaria de Meio Ambiente indica que está avaliando algumas áreas, no interior de Caxias do Sul, que poderiam sediar o novo canil municipal, já que o atual está numa região considerada inapropriada, em em São Virgílio da Sexta Légua. O pedido foi reiterado, em audiência pública, realizada na última terça-feira (14), pela Frente Parlamentar em Defesa dos Animais.

No entanto, o secretário de Meio Ambiente, João Osório Martins, não revela qual lugar e quando o projeto sairá do papel.  Apesar disso, ele garante que as negociações estão avançadas. 

Outro assunto em pauta na audiência foi a aquisição de um castramóvel, a fim de atender à demanda dos bairros. Neste sentido, Martins pontua que parte da verba necessária para aquisição do veículo foi concedida via emenda parlamentar, mas esses recursos, aproximadamente R$ 170 mil ainda não foram creditados na conta da Prefeitura.

Questinado sobre a manutenção do serviço de castrações, viabilizado por meio de clínica licitada, o titular da Semma afirmou que ele seria mantido, mesmo diante da compra do castramóvel, pois a demanda pelo serviço é alta. Para se ter uma ideia, a Prefeitura de Caxias desembolsa quase R$ 500 mil por ano para castrar pouco mais de 500 animais por mês.

Com relação aos convêncios firmados com instituições de ensino, a exemplo da UCS, FSG e Murialdo, o secretário indica que a parceria é bem-vinda, mas ainda carece de alguns ajustes. 

De acordo com ele, essa parceria viabilizaria mais castrações, microchipagens de animais e ainda o efetivo controle de doenças infecciosas, transmitidas entre animais e pessoas.  

O secretário do Meio Ambiente ainda reconheceu o importante papel do trabalho voluntário neste contexto de proteção animal. E disse que considera a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais um importante parceiro neste sentido. 

 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.