A Lei de Inovação de Caxias do Sul, sancionada em 2021, deve servir como base para a criação de legislação semelhante em Flores da Cunha. A Prefeitura florense vem trabalhando para criar lei de fomento e atração de investimentos em inovação. Por isso, comitiva de integrantes do Executivo de Flores visitou a Prefeitura de Caxias do Sul para reunião sobre o tema. No encontro, foi apresentado o passo a passo do desenvolvimento da legislação caxiense de inovação. A partir de agora, a administração da cidade vizinha promete avançar para criar uma lei de inovação própria, adequada às necessidades locais.
O secretário de Turismo de Flores da Cunha, que participou do encontro entre as prefeituras, explica que a lei serve para definir a forma de atuação do Poder Público pela inovação. Tiago Centenaro Mignoni sustenta que isso permite que o próprio governo esteja alinhado para fomentar a criação de novos empreendimentos. Ele acrescenta que o trabalho deve visar a oferta de maior segurança jurídica aos novos investimentos, especialmente àqueles focados em novos serviços ou produtos. Mignoni avalia que este é um passo capaz de tornar a cidade mais atrativa a instalação de negócios diversos.
De acordo com Tiago Centenaro Mignoni, o desenvolvimento da nova normativa deve passar pela escuta da sociedade florense. Um processo de discussão e acolhimento das demandas deve anteceder a formulação da legislação voltada ao setor de tecnologia e inovação. A criação de lei de inovação de Flores da Cunha é tratada como projeto a ser construído e sancionado neste ano.