Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Planejamento 17/08/2019 | 10h13

Prefeitura de Caxias quer agilizar processos para começar obra do Aeroporto de Vila Oliva em 2020


Prefeitura de Caxias quer agilizar processos para começar obra do Aeroporto de Vila Oliva em 2020
Foto: Divulgação/ Internet

O Município expôs o planejamento para que as obras do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, a ser construído em Vila Oliva, tenham início ainda em 2020. Dentro do trabalho está a busca pelo licenciamento ambiental junto a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e a aprovação do anteprojeto. Além disso, a Prefeitura de Caxias do Sul deve cobrar um posicionamento do Governo do Rio Grande do Sul sobre o custeio das desapropriações de áreas. O Piratini se comprometeu com o repasse de verbas para o projeto ainda em 2014. Se o Estado não confirmar o envio dos fundos, a estratégia seria de buscar as verbas com instituições financeiras.

O cronograma de desapropriação, os licenciamentos e a aprovação do anteprojeto estão a cargo das secretarias municipais da Fazenda e do Desenvolvimento Econômico. A Procuradoria-Geral do Município (PGM) também integra o empenho conjunto. As tarefas estão sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan).

O titular da pasta, Fernando Mondadori, ressalta a importância da articulação por parte da Prefeitura. Expõe o objetivo de que as desapropriações estejam concluídas até a metade do ano que vem. Frisa a intenção de se conseguir o licenciamento ambiental e a aprovação do anteprojeto até outubro de 2019. Destaca que estas são as três questões prioritárias para a evolução do projeto e necessárias para a captação de recursos com o Ministério da Infraestrutura.

O Executivo Municipal anunciou que o prefeito Daniel Guerra (Republicanos) deve se reunir com representantes do Ministério da Infraestrutura até o final deste ano em Brasília. A pretensão da agenda é confirmar a captação de R$ 200 milhões da União para a obra do Aeroporto de Vila Oliva.


Departamento de Jornalismo






Em breve
Nenhum jogo no momento.