Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Infraestrutura 22/06/2022 | 13h54

Prefeitura de Caxias finaliza Plano de Mobilidade para encaminhar obras com verbas federais


CONFIRA O ÁUDIO


Prefeitura de Caxias finaliza Plano de Mobilidade para encaminhar obras com verbas federais
Foto: Rodrigo Rossi


POR FABIANO PROVIN | DEPARTAMENTO DE JORNALISMO

Caxias do Sul sediou na semana passada o 1º Encontro Regional de Gestão Municipal do Trânsito e Segurança Viária, evento promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O evento teve apoio dos conselhos e departamentos estaduais de trânsito do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Na ocasião, a secretária Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Sandra Holanda, apresentou detalhes do Planmob, sistema desenvolvido para que os municípios cadastrem seus planos de mobilidade. Nesse contexto, em entrevista à Rádio Caxias, o titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, explicou que o Plano Mobilidade de Caxias está em fase final de licitação, com definição de valores. O secretário esclareceu que o documento é o mecanismo para que a administração tenha acesso a recursos federais.

Willenbring ressaltou também que o evento em Caxias do Sul facilitou o contato direto com a área técnica do Ministério do Desenvolvimento Regional. Na ocasião foram apresentados 11 projetos estruturantes desenvolvidos em Caxias do Sul em conjunto com as secretarias do Planejamento (Seplan) e de Obras e Serviços Públicos (Smosp). Algumas ações estão na fase de contratação dos projetos executivos. Como exemplo o secretário cita dois binários, o da Avenida São Leopoldo, investimento que prevê um viaduto e necessitará certamente de investimento externo; e o da Rua Matteo Gianella.

No evento realizado no UCS Teatro, que reuniu 200 gestores de trânsito dos três Estados da Região Sul, o secretário caxiense apresentou os cases locais das melhorias no transporte público (corredores de concreto com maior durabilidade, sistema de integração e medição mensal de indicadores de qualidade) e também de mobilidade, como a implantação de mais de 1,5 mil rampas para cadeirantes.







Em breve
Nenhum jogo no momento.