Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

União 30/06/2020 | 14h48

Prefeitura de Caxias avalia que permanência na bandeira laranja é resultado de esforço conjunto na Serra


Prefeitura de Caxias avalia que permanência na bandeira laranja é resultado de esforço conjunto na Serra
Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

A macrorregião de Caxias do Sul ficou na bandeira laranja do Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (29) em transmissão do governador Eduardo Leite (PSDB). A área havia sido classificada no nível de alto risco de contágio pela Covid-19 na rodada preliminar do sistema do Estado.

A Prefeitura de Caxias do Sul e outras entidades verificaram divergências nos números apresentados para justificar o endurecimento das restrições sobre a área. Uma das bases para a contestação foram os números do Observatório Regional da Saúde (Obsaúde), que vem fazendo acompanhamento diário do quadro da pandemia.

Assim, o Executivo caxiense buscou a Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne), que protocolou o recurso que permitiu manutenção da bandeira laranja. O vice-prefeito de Caxias, Elói Frizzo (PSB), valoriza a atuação conjunta entre as entidades.

Ele também lembra a colaboração do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) e da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), e afirma que a cidade ganha com o esforço, principalmente pelo benefício ao setor do comércio. Todavia, Frizzo enfatiza que isto não significa que a atenção à saúde da população diminuiu.

A Prefeitura considera que o acréscimo no número de leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) foi o que mais pesou na permanência da bandeira laranja na área da Serra.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.