Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Pandemia 21/01/2022 | 08h48

Prefeitura de Caxias autoriza enfermeiros e farmacêuticos a assinarem Termo de Imposição de Isolamento


CONFIRA O ÁUDIO


Prefeitura de Caxias autoriza enfermeiros e farmacêuticos a assinarem Termo de Imposição de Isolamento
Foto: João Pedro Bressan/ Divulgação Prefeitura de Caxias


POR DIEGO PEREIRA | DEPARTAMENTO DE JORNALISMO

Em reunião do Gabinete de Crise nesta última quinta-feira (21), a rede pública de saúde de Caxias do Sul adotou o Termo de Imposição de Isolamento. O documento substitui o atestado médico para abonar os dias perdidos de trabalho nas empresas. A medida faz parte de algumas ações adotadas pela Prefeitura, após a emissão de Alerta para a região da Serra pelo governo do Estado.

O Termo poderá ser assinado por enfermeiros e farmacêuticos, diante da apresentação de teste positivo de covid-19 do paciente. A medida, que tira a necessidade de se passar por um médico, busca diminuir a circulação de pessoas positivadas pela cidade na busca de consulta médica. Ele só poderá ser expedido por profissionais dentro do sistema municipal nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A titular da Secretaria Municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, ressalta que a busca de atendimento para concessão de atestado acabava retirando o lugar de consulta daqueles pacientes com sintomas mais graves.

O Termo de Imposição de Isolamento tem respaldo na legislação federal e deve ser aceito pelos empregadores no lugar do atestado. Além disso, o Município também passa a estabelecer preferência nas testagens da população com o atendimento de pessoas com síndromes gripais, idosos, gestantes e trabalhadores em geral.

De acordo com a Secretaria, a medida se deve a alta procura por testes e a inviabilidade de atender a todos. Também nesta sexta, a Unidade Básica de Saúde (UBS) São Vicente passou a servir de apoio para atendimento de casos gripais, das 13h30 às 19h30.







Em breve
Nenhum jogo no momento.