Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Inspeção 11/07/2019 | 20h10

Prefeitura dá prazo até esta sexta para Visate regularizar ônibus reprovados em vistoria


Prefeitura dá prazo até esta sexta para Visate regularizar ônibus reprovados em vistoria
Foto: Leonardo Portella

A inspeção veicular realizada em 288 ônibus do transporte coletivo da Visate reprovou inicialmente 218 veículos. Destes 153 foram revisados pela empresa e posteriormente passaram nas exigências aplicadas pela Inspekar, empresa licitada pelo município para gerir as inspeções. Entretanto, 65 ônibus não retornaram para a segunda avaliação. Por isso, a Visate recebeu da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) uma notificação contendo o prazo de até esta sexta-feira (12) para enquadrar-se nos quesitos.

De acordo com o Executivo, a inspeção veicular nos ônibus do transporte coletivo tem o objetivo de testar a preservação e a funcionalidade dos itens obrigatórios nos veículos. Além de verificar as condições do transporte, visando a segurança dos passageiros. Duas avaliações anuais são previstas, sendo que a última realizada em no mês de junho, segundo a prefeitura, demonstrou um número alarmante de irregularidades.

O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cristiano de Abreu Soares, diz que a reprovação se deu em 76% da frota. Destes coletivos, grande parte das irregularidades estava no funcionamento de elevadores que viabiliza a locomoção de cadeirantes. Ele ressalta que o município tem o dever de fiscalizar e aplicar as devidas consequências à Visate.

Dos casos observados, 147 foram em falhas no para-brisa e buzina, 89 problemas em equipamentos obrigatórios como extintor, além de 88 falhas nos sistemas de iluminação e freios e 61 casos de inconformidade na sinalização dos ônibus. O selo de vistoria, obrigatório para coletivos, venceu ainda no semestre passado. Portanto, os ônibus em circulação em Caxias do Sul estão operado irregularmente pelas normas do município.

Em comunicado, a Visate explica que está realizando os procedimentos necessários para cumprir com a orientação dentro do prazo estipulado. Que “entre os itens apontados, vários necessitam de reparos simples e são de fácil resolução. Que dos 65 ônibus, 60 já foram consertados e os outros 5 serão revisados até esta sexta (12), atendendo ao prazo colocado pela SMTTM”.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.