Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Imunização 09/04/2021 | 12h16

Prefeitura confirma para a próxima semana a segunda dose em idosos acima de 75 anos que receberam Coronavac em março


Prefeitura confirma para a próxima semana a segunda dose em idosos acima de 75 anos que receberam Coronavac em março
Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aplica a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas de 75 anos ou mais entre segunda (12) e sexta-feira (16) da próxima semana. Nesse período, as equipes vacinam com segunda dose da Coronavac. O público a ser imunizado contempla os idosos que fizeram a primeira aplicação entre os dias 15 e 19 de março. Os idosos dessa faixa etária devem fazer a segunda dose na data anotada na carteirinha de vacinação e, preferencialmente, no mesmo local onde fizeram a primeira.

De segunda a quarta-feira (14), haverá drive-thru nos Pavilhões da Festa da Uva e na rua Plácido de Castro, junto à Maesa, das 9h às 17h. Na quinta (15) e na sexta-feira, a vacinação será realizada nas UBSs Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário, entre 10h e 16h. Em todos os locais de vacinação, é obrigatório levar a carteirinha de vacinação recebida na primeira dose, um documento oficial com foto e o CPF. Se tiver, o idoso também deve levar o Cartão SUS.

O lote a ser utilizado em Caxias do Sul na próxima semana é diferente da remessa que o Estado recebeu nesta quinta-feira (08), envolvendo as marcas Coronavac e Oxford/Astranezeca, que também será destinada aos idosos que já receberam a primeira dose e para imunizar profissionais das forças de segurança. O calendário incluindo a nova carga ainda não foi elaborado pela SMS.

A secretária Daniele Meneguzzi ressalta que na próxima semana não será a aplicada a primeira dose. Ela deixa claro que a data escolhida para a segunda aplicação têm relação direta com data em que o idoso recebeu a primeira, sendo respeitado o intervalo de 21 a 28 dias entre uma a outra. Por isso, explica que a vacinação, por exemplo, não será feita neste fim de semana.

Os idosos de 78 anos ou mais, que fizeram a primeira dose de 2 a 5 de março, só farão a segunda dose em maio, já que foram imunizados com a vacina AstraZeneca/Oxford, que tem intervalo de 12 semanas entre as aplicações, portanto, diferente da Coronavac.

Os idosos que eventualmente ainda não fizeram a primeira aplicação devem aguardar uma nova orientação do Município. Os locais de vacinação da próxima semana também são pontos de coleta de alimentos não-perecíveis, destinados ao Banco de Alimentos.

Ainda sobre a Covid-19, a tenda junto à UPA Central será desmontada, pois o atendimento já foi transferido para a área interna da Unidade de Pronto Atendimento. A SMS garante que a medida não prejudicou os serviços, uma vez que houve um remanejamento dentro da UPA que possibilitou a migração. O mesmo quantitativo de profissionais que atendiam na tenda permanece atuando na estrutura interna da UPA.

A ação foi possibilitada pela redução do número de atendimentos a pacientes com suspeita de Covid-19, e graças ao apoio da UBS São Vicente. A estrutura poderá ser reinstalada em um curto espaço de tempo caso ocorra novo aumento de casos. Já a tenda junto à UPA Zona Norte segue ativa.


 


 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.