Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Ajuda 22/11/2020 | 14h26

Prefeitura busca voluntários para manter aulas de português para imigrantes


Prefeitura busca voluntários para manter aulas de português para imigrantes
Foto: Divulgação/SSPPS

Um professor vem lecionando português a imigrantes, em uma ação promovida pela Coordenadoria de Igualdade Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social. Este trabalho ainda não é um programa oficial, mas já conta com fila para a formação de turmas. Atualmente, são 12 beneficiados pelas atividades educacionais, sendo que a maioria é de haitianos residentes de Caxias do Sul. Conforme informações da Prefeitura, entre 60 e 80 pessoas aguardam para ingressar no aprendizado. À medida que são recebidos para as classes de português, os homens e mulheres são divididos entre turmas avançadas e de iniciantes, para falantes do espanhol ou do francês. Muitos dos atendidos não falam o mínimo da língua portuguesa, o que impacta na vida destas pessoas na sociedade local.

A titular Coordenadoria de Igualdade Étnico-Racial, Alessandra Pereira, expõe a admiração pela coragem dos imigrantes. Relata que estas pessoas enfrentam na falta de domínio do idioma um obstáculo para o cotidiano no Brasil, complementando que as aulas são o caminho para oferecer autonomia aos alunos. Ela comenta que as atividades necessitam de mais voluntários e revela a expectativa de que os trabalhos possam basear uma política pública.

O programa de aulas de português para imigrantes é realizado de forma informal e, atualmente, com apenas um voluntário. Justamente por conta da demanda é que a realização está em busca de mais professores. Para que a ação seja oficializada, a proposta precisa virar um Projeto de Lei (PL) que ainda necessitaria ser aprovado na Câmara de Vereadores. Somente após estas etapas é que a ação poderia envolver parcerias com instituições de ensino e contar com verbas próprias.
 
 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.