Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Educação 23/02/2021 | 13h17

Planejamento da rede municipal de educação terá impacto mínimo após mudança de bandeira


Planejamento da rede municipal de educação terá impacto mínimo após mudança de bandeira
Foto: Divulgação/ Internet

Iniciadas na semana passada, as aulas remotas estão mantidas na rede pública municipal. Segundo a secretária da Educação, Sandra Negrini, a piora na classificação de risco para o coronavírus provocará pouco impacto no planejamento escolar, ao menos, nas próximas duas semanas.

De acordo com a titular da pasta, o retorno das atividades presenciais só estava programado para 15 de março. O cronograma, segundo ela, está mantido. Sandra enfatiza ainda que, até lá, o teletrabalho para os professores também valerá, sendo que os educadores voltaram às escolas na semana passada.

Conforme pontua a secretária, os alunos da rede pública de Caxias continuarão recebendo as atividades por meio digital. Porém, ela explica que o único ajuste a ser feito, no momento, será na entrega física dos conteúdos dos estudantes aos pais.

Sandra Negrini destaca que nem todos os alunos têm acesso de internet. Sobre isso, a secretaria comunica que o Município ainda está com processo licitatório em andamento para contratação de 50 mil acessos.

Até o ano passado, eram quatro mil pessoas sem a plataforma. Até março, a Secretaria da Educação fará um levantamento de quantos alunos ainda estão sem acesso aos conteúdos por meio digital.

Na segunda-feira (22), Caxias foi classificada em bandeira preta pelo Estado, mas, por causa do sistema de cogestão com os municípios, pode adotar protocolos de bandeira vermelha a partir desta terça (23).

Uma das regras anunciadas pelo governador Eduardo Leite (PSDB) foi com relação às atividades educacionais. Os 1º e 2º anos do ensino fundamental poderão funcionar de forma presencial na bandeira preta. Os demais anos apenas de forma virtual.

É importante ressaltar que as atividades de ensino presencial não podem ser definidas pelo sistema de cogestão regional. Se essa sistemática manter-se no dia 15 de março, o retorno programado pelo Município de Caxias deverá respeitar a restrição para as demais séries.

No momento, 53 escolas estão em dia com seus planos de contingência, que garantem a saúde de funcionários e estudantes. As demais ainda estão com os planejamentos em tramitação nas secretarias da Saúde e do Urbanismo do Município.

Outra informação importante, divulgada nesta segunda-feira (22), foi a lista de designação das escolas de educação infantil e ensino fundamental. As informações podem ser acessadas no portal educacao.caxias.rs.gov.br.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.