Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Patrimônio histórico 30/08/2021 | 19h03

Placas de metal do Monumento à Itália são furtadas


Placas de metal do Monumento à Itália são furtadas
Foto: Marcelo Oliveira/Rádio Caxias

Mais um patrimônio histórico-cultural de Caxias do Sul foi furtado. Dessa vez, o alvo dos bandidos foram as placas que ficavam junto ao Monumento à Itália, na praça João Pessoa, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul.

Segundo informação, repassada pela Secretaria da Cultura (SMC), o item foi furtado na semana passada. A secretária Aline Zilli lamenta o ocorrido, e diz que esse tipo de ação tem sido recorrente, e que para além do prejuízo financeiro gerado por esses furtos, maior ainda é perda para o patrimônio histórico-cultural do Muncípio.

Até por isso, o assunto tem sido alvo de debates junto à Secretaria Municipal da Segurança, que pensa em meios para evitar novos furtos, que vão além do reforço na vigilância. Afinal, são muitos os espaços públicos de Caxias do Sul que abrigam itens de valor histórico-cultural, o que dificulta a vigilância destes locais em tempo integral.

Esta situação, segundo Aline, acaba incentivando a ação de vândalos e também favorecendo furtos como o visto na último semana com o busto de Duque de Caxias, que ficava na praça Dante Alighieri. Aline ressalta que, infelizmente, as placas do Monumento à Itália tiveram o mesmo destino.

Para combater esta situação, a Prefeitura avalia algumas possibilidades. Estas ações vão desde medidas mais brandas, como a substituição dessas placas por outras de menor valor comercial, até opções mais drásticas, como o recolhimento destes itens histórico-culturais, o que já foi parcialmente feito em outra oportunidade, causando muita polêmica na cidade. De maneira imediata, a Secretaria da Segurança está catalogando os locais que abrigam itens histórico-culturais no Município, a fim de verificar questões ligadas a conservação e também possíveis furtos.

O Monumento à Itália, que representa o mapa do país europeu, foi esculpido em basalto pelo mestre canteiro José Zambon. A peça foi inaugurada durante a visita do presidente italiano Giovanni Gronchi a Caxias do Sul, em 13 de setembro de 1958. Gronchi circulou pela cidade na companhia do então presidente Juscelino Kubitschek.

A placa oficial do monumento, furtada na semana passada trazia os dizeres: "Giovanni Gronchi, presidente da Itália, aqui esteve hoje, em visita à nova pátria dos artífices que transformaram o Campo dos Bugres na moderna Caxias do Sul. Homenagem do município – 13.09.1958".

A escultura foi atingida por um veículo em 2017. Após passar por restauração, foi reinaugurada em 04 de outubro de 2019, com a presença do cônsul da Itália no RS, Roberto Bortot.


Departamento de Jornalismo






Em breve
Nenhum jogo no momento.