Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Pandemia 01/04/2020 | 19h56

Pesquisa vai mapear avanço do coronavírus na população gaúcha


Pesquisa vai mapear avanço do coronavírus na população gaúcha
Foto: Divulgação/ Internet

O Governo do Rio Grande do Sul divulgou na terça-feira (31) uma iniciativa que pretende estimar com maior exatidão a porcentagem da população infectada no Estado pela Covid-19. Além disso, a pesquisa vai mapear o ritmo de avanço da pandemia em território gaúcho.

Trata-se de um estudo inédito, a partir de amostragens epidemiológicas sequenciais, que permitirá identificar a prevalência da doença por regiões e o contingente de pessoas atingidas pelo novo coronavírus. A análise vai incluir as pessoas que não apresentam sintomas e projetar a incidência de casos mais graves e até o grau de letalidade da doença.

De acordo com a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, a estratégia de testagem amostral da população segue o exemplo de pesquisas eleitorais, e é uma parceria do governo com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que é especialista em questões epidemiológicas.

A secretária ressalta ainda que este projeto é inovador e está adiante do que está sendo feito em outros países, pois tem como objetivo testar as pessoas que estão em casa e não somente os que apresentam sintomas do vírus. Leany comenta que está é uma estratégia para fazer projeções mais exatas, ajudando o governo na tomada de decisão.

Com base nos critérios do perfil populacional (IBGE), a pesquisa de campo será aplicada em oito regiões intermediárias, sendo elas: Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul/Lajeado e a Grande Porto Alegre.

Serão 18 mil testes, divididos em quatro rodadas a serem implementadas com intervalo de duas semanas, com coletas nas residências. A cada etapa, novas pessoas serão diagnosticadas.
 


Departamento de Jornalismo






Em breve
Nenhum jogo no momento.