Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Aumento 27/11/2021 | 17h01

Pesquisa aponta reajuste médio de quase 10% na mensalidade escolar no Estado


CONFIRA O ÁUDIO


Pesquisa aponta reajuste médio de quase 10% na mensalidade escolar no Estado
Foto: Pixabay


Departamento de Jornalismo

Em 2022, o reajuste médio da mensalidade escolar no Rio Grande do Sul deve ficar em torno de 9,8%. Índice menor do que os 11,6% que são relativos ao aumento de custos fixos e os investimentos que as instituições tiveram de fazer no último ano. É que aponta uma pesquisa realizada pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), entre os dias 21 de outubro e 05 de novembro, em 114 escolas associadas.

Segundo o presidente do Sinepe/RS, Bruno Eizerik, o investimento em tecnologia e as exigências sanitárias de adequação dessas instituições, ante ao retorno presencial das aulas, foram os principais responsáveis pelo reajuste. No entanto, ele adverte que se trata de uma média, ou seja, podem ocorrer reajustes inferiores, pois cada escola tem autonomia quanto à cobrança de mensalidades e isso está relacionado à planilha de custos de cada instituição de ensino.

Além disso, Eizerik destaca que em 2021 o reajuste médio das mensalidades foi de apenas 3,5%. Ou seja, muito abaixo do percentual médio de gastos fixos que ficou em 10,9%, o que gerou um descompasso nas contas. Apesar desse arrocho, as escolas ainda precisaram oferecer descontos aos alunos, a fim de mantê-los no ensino particular.

No entanto, Eizerik projeta a recuperação do setor em 2022. Uma vez que a expectativa do Sinepe/RS é recuperar ao menos 37,2% dos alunos perdidos durante a pandemia, isso graças ao avanço da vacinação e a recuperação da economia. E o índice representa patamar idêntico ao anterior à pandemia. O dirigente do Sinepe/RS é mais cauteloso quanto às projeções de crescimento mais substanciais, o que só deve ocorrer em 2023.







Em breve
Nenhum jogo no momento.