Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Homenagem 18/06/2019 | 18h21

Personalidades destacam contribuição deixada por Adilce Luchtemberg no entretenimento caxiense


Personalidades destacam contribuição deixada por Adilce Luchtemberg no entretenimento caxiense
Foto: Divulgação

A empresária Adilce Luchtemberg faleceu na madrugada desta terça-feira (18) aos 79 anos. Ela estava internada no Hospital Unimed desde o último sábado (15), quando havia sofrido um aneurisma. Conhecida como a 'Rainha da Noite', se notabilizou pela atuação no entretenimento noturno de Caxias do Sul, especialmente com a boate Chardonnay.

Adilce Luchtemberg era natural de Meleiro (SC). Em 1960, se mudou para Caxias, onde passou a atuar como costureira. Em 1985 abriu na cidade a primeira casa noturna, a Chandon, que depois teve o nome alterado para Chardonnay.

O local se consolidou como uma das referências da noite caxiense, como conta o presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região (SEGH). Amigo da família, Vicente Perini destacou o legado deixado pela Rainha da Noite. Lembrou da época em que manteve o restaurante A Taberna.

Segundo ele, a empresária manteve firme por mais de 30 anos a credibilidade da danceteria, e contribuiu para a valorização da noite caxiense.

No dia 11 de maio, a filha de Adilce Luchtemberg também faleceu, aos 53 anos. Márcia Cappelletti trabalhou ao lado da mãe por duas décadas, antes de abrir uma casa noturna própria, a Libertá. Comandou o espaço junto com o marido, Salatiel da Rosa. À Rádio Caxias, o músico enalteceu o período em que trabalhou e, ao mesmo tempo, aprendeu com Adilce.

Salatiel comenta que trata-se de um momento muito difícil, mas acredita que Adilce deixará um legado muito importante para a cidade. Recordou de momentos marcantes na danceteria e do apelido que marcou a vida da empresária.

Em 2008, Adilce Luchtemberg recebeu o título de Cidadã Caxiense pela Câmara Municipal. O proponente foi o então vereador Zoraido Silva (PTB). O ex-parlamentar, hoje chefe de Comunicação do Legislativo, ressaltou o prestígio da Rainha da Noite, que manteve por décadas uma tradição na cidade.

O velório de Adilce ocorre na Sala A do Memorial São José. O sepultamento ocorre nesta quarta (19), às 10h, no Cemitério de São Luiz da 6ª Légua.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.