Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Segurança 26/10/2021 | 16h22

Patrulha Maria da Penha completa nove anos atuando contra violência doméstica


Patrulha Maria da Penha completa nove anos atuando contra violência doméstica
Foto: Claudio Fachel/ Palácio Piratini

A Patrulha Maria da Penha (PMP) da Brigada Militar (BM), principal política de proteção à mulher vítima de violência de gênero, completou, na última quarta-feira (20), nove anos. Criada em 2012 com o intuito de promover proteção a milhares de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, a Patrulha é referência no atendimento e acolhimento às vítimas.

Desde 2012 já foram cadastradas 74.342 vítimas de violência doméstica e familiar nos 294 municípios assistidos pelo programa de proteção. Nesse período, já foram realizadas mais de 147 mil visitas e decretadas 930 prisões de agressores que descumpriram a Medida Protetiva de Urgência.

Em 2021, mais de 12,5 mil vítimas se cadastraram para receber o apoio das patrulhas, mais de 37 mil visitas foram realizadas nas residências, além de 100 prisões decretadas. A Brigada Militar empenha esforços para a ampliação e a qualificação do atendimento às mulheres.

No dia 31 de agosto, as Patrulhas receberam o acréscimo de 460 policiais militares aprovados no curso de capacitação da Patrulha para que a população conte com pelo menos um policial habilitado para atender essas vítimas. 

A coordenadora das Patrulhas Maria da Penha, major Karine Brum, convida a sociedade para tornar-se parceira das polícias no combate à violência de gênero.

"Nós precisamos que toda sociedade gaúcha faça sua parte, sempre que perceber alguma situação suspeita. Denuncie. Ligue para o 190 se a situação estiver acontecendo. Disque 181 se essa situação já ocorreu e você tem suspeita. Nós precisamos muito que cada gaúcho e gaúcha faça sua parte" destaca.

O serviço prestado pelas patrulhas, além de atuar em casos ativos de violência, trata também da prevenção dos ciclos de violência, oferecendo palestras de prevenção. Neste ano foram 69 palestras ministradas por agentes da Brigada Militar e da Polícia Civil.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.