Rádio Caxias

Notícias



REGIÃO

Saúde 16/10/2020 | 10h23

Pandemia reduz estoques e hemocentros gaúchos pedem doações de sangue com urgência


Pandemia reduz estoques e hemocentros gaúchos pedem doações de sangue com urgência
Foto: Divulgação/ Internet

Devido ao período de pandemia da Covid-19, diversos doadores de sangue deixaram de se voluntariar, fazendo com que os hemocentros do Rio Grande do Sul sofressem baixa nas doações. A realidade traz dificuldades para os estabelecimentos atenderem as necessidades dos hospitais.

A Rede de Captação de Sangue no RS é formada pelo Hermorgs, Hospital de Clínicas e Hospital Conceição, em Porto Alegre, mais os hemocentros regionais de Alegrete, Caxias do Sul, Cruz Alta, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Santa Rosa. Os hemocentros que formam a Rede de Captação de Sangue no RS realizam agendamento prévio para a coleta de sangue e seguem os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a assistente social da captação do Hemocentro do Rio Grande do Sul, Roberta Abbad, a ajuda da comunidade é necessária devido ao nível crítico do estoque de sangue. Ela frisa todos os tipos sanguíneos são bem-vindos e que todos os protocolos de segurança devido a pandemia estão sendo seguidos. Roberta comenta ainda que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas em função do fracionamento sanguíneo. 

O Hemorgs fica na avenida Bento Gonçalves, nº 3.722, junto ao Hospital Sanatório Partenon, em Porto Alegre. As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia por meio do WhatsApp (51) 98405-4260. 

Já em Caxias do Sul, o Hemocs está localizado na rua Ernesto Alves, nº 2.660 e tem horário de funcionamento de segunda a quarta-feira, das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia. Quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, também sem fechar ao meio dia e, aos sábados, das 8h até 12h. As doações podem ser agendadas através do WhatsApp (54) 98418.8487. 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.