Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Infraestrutura 10/03/2021 | 11h38

Ordem para início das obras de novo prédio da Escola Atiliano Pinguelo é assinada


Ordem para início das obras de novo prédio da Escola Atiliano Pinguelo é assinada
Bibiana Ribeiro Mendes/PrefeituradeCaxiasdoSul

A prefeitura de Caxias do Sul, junto da empresa Construvia Serviços de Reformas Prediais, assinou na segunda-feira (8) a ordem de início das obras do novo prédio da Escola Municipal Atiliano Pinguelo, no bairro De Zorzi. A ganhadora da licitação, representada por Giuliano Caselani, terá o prazo de 270 dias para a execução da obra, que se iniciou nesta terça-feira (9).

Segundo a prefeitura, o investimento para a construção será de R$ 2,969 milhões. A nova sede da escola será construída em uma área de aproximadamente 900 m², e será composta por duas salas de aula a mais do que a antiga, totalizando em cinco, com capacidade de até 30 alunos cada. 

Destas, duas salas serão de Educação Infantil para crianças de quatro e cinco anos, com capacidade de 20 alunos cada, além de biblioteca, sala dos professores, sala da direção e secretaria, cozinha, laboratório de informática, banheiros adaptados, despensa e sala multiuso. A nova área da escola também contará com um ginásio fechado de aproximadamente 500 m², incluindo dois vestiários, dois banheiros PCD e depósito de educação física.

Há pelo menos seis anos, o antigo prédio da escola, localizado também no bairro De Zorzi, apresenta problemas na estrutura. Por isso, como medida de segurança, as aulas foram suspensas em abril de 2019, após um muro de contenção apresentar instabilidade depois de um forte temporal. Desde então, o funcionamento da Atiliano Pinguelo acontece no prédio do Mutirão Caxias, para onde foram transferidos, em 2019, 142 estudantes, professores, funcionários e equipe diretiva.

A secretária da Educação, Sandra Negrini, explica que a escola está sendo construída em um novo endereço devido ao terreno da antiga localidade, que não permite o planejamento de um ginásio, além de não ter acessibilidade. A expectativa da Secretaria da Educação é que a escola atenda melhor a comunidade no novo local, que é mais centralizado. 

Com o início nesta semana, a previsão é que as obras sejam concluídas em dezembro. Assim, a secretária garante que o início do ano letivo de 2022 da escola Atiliano Pinguelo já deve ocorrer no novo prédio. 

Em relação ao antigo edifício, Sandra conta que ainda deve ser estudado o que será feito dele. No entanto, ela afirma que não será viável a reutilização. 

Durante a assinatura da ordem de início das obras estavam presentes a vice-prefeita Paula Ioris, representantes da Secretaria Municipal da Educação (SMED) e da direção da escola.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.