Rádio Caxias

Notícias



REGIÃO

Preparativos 27/11/2021 | 18h28

Operação Verão Rota do Sol inicia em 18 de dezembro para reforçar segurança durante a temporada


CONFIRA O ÁUDIO


Operação Verão Rota do Sol inicia em 18 de dezembro para reforçar segurança durante a temporada
Foto: Ana Clara Nazario


Departamento de Jornalismo

Na última semana, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) realizou uma reunião para debater a retomada da operação Verão Rota do Sol, na temporada de veraneio. As tratativas iniciais foram discutidas com o comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar, o tenente-coronel Julimar Fortes Pinheiro, e com o 1º tenente Armando da Silva. Ficou acertado que a operação terá início em 18 de dezembro.

Nesta quinta-feira (25), está prevista uma nova reunião na CIC Caxias, dessa vez com a presença de todos os parceiros da operação, a saber: 12° Batalhão de Policia - Brigada Militar (12º BPM),  Polícia Rodoviária Federal, Samu e hospitais Pompéia e Geral.

A reunião deverá contar ainda com a participação do secretário de Segurança Pública de Caxias do Sul, Paulo Roberto Rosa da Silva, a fim de detalhar a operação. Na ocasião, será realizado o lançamento oficial da operação que objetiva garantir socorro na Rota do Sol, durante os meses de dezembro de 2021; e janeiro, fevereiro e março de 2022.

Segundo o diretor-executivo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Gelson Dalberto, tanto a entidade quanto o Corpo de Bombeiros defendem a necessidade de instalar um posto avançado de monitoramento no distrito de Lajeado Grande, em São Francisco de Paula, a fim de atender eventuais emergências, durante o período de veraneio. Uma vez que o fluxo de veículos na via aumenta significativamente, o que acentua as chances de acidente.

Além disso, Dalberto comenta que a retomada da operação se deve à melhora da pandemia, o que permitiu o deslocamento de uma equipe mais expressiva para aquela região. Tudo isso, visando oferecer maior segurança a comunidade que transita pelas imediações.

O diretor-executivo ainda lembrou que, em 2020, a operação chegou a acontecer,  mas em escala bem menor, justamente pelas restrições de deslocamento impostas pela pandemia.  Porém, em 2021, a operação será retomada na totalidade, inclusive, quanto ao apoio logístico prestado pela CIC Caxias, em termos de divulgação, já que a operação tática ficará a cargo do Corpo de Bombeiros Militar.







Em breve
Nenhum jogo no momento.