Rádio Caxias

Notícias



REGIÃO

Segurança pública 21/05/2022 | 08h07

Operação integrada prende seis pessoas e apreende 11 armas de fogo no combate à criminalidade em Caxias e região

Operação integrada prende seis pessoas e apreende 11 armas de fogo no combate à criminalidade em Caxias e região
Foto: Joel Arrojo/ BM / Divulgação


Departamento de Jornalismo

Na tarde desta sexta-feira (20), a Brigada Militar, Polícia Civil e Fiscalização de Trânsito se mobilizaram em uma operação contra a criminalidade, tendo como foco principal locais com índices de  CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais), em Caxias do Sul.

Em razão do aumento do número de homicídios na cidade, PMs de outros batalhões vizinhos também foram acionados pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra) para reforçar o efetivo em Caxias, e somar forças junto ao 4º Batalhão de Choque (4ºBPChq) e Batalhão Aéreo, que também foram empregados na ação. O novo delegado regional da Polícia Civil, Augusto Cavalheiro Neto, também acompanhou a ação.

A operação ocorreu simultaneamente também nos 66 municípios de abrangência do CRPO/Serra e faz parte de uma série de ações do Plano Tático-Operacional, com base nas diretrizes do programa RS Seguro. Em Bento Gonçalves, a Polícia Rodoviária Federal e a Guarda e Fiscalização Municipal também participam da força-tarefa.

Em Caxias do Sul, a operação teve como resultado quatro pessoas presas, além da apreensão de um fuzil calibre 556, e uma espingardas calibre 12, apreendidas pela Polícia Civil, 50 gramas de cocaína e 180 gramas de maconha.

As equipes do 4º Batalhão de Polícia de Choque, com informações do setor de inteligência, realizaram a prisão de um homem de 25 anos, sem antecedentes policiais, suspeito de ser um dos autores dos homicídios e atentados em Caxias do Sul nas últimas semanas.

Foram apreendidas, ao todo, cinco armas de fogo, duas pistolas calibre 9mm, dois revólveres calibre 38, e uma espingarda calibre 12. Além disso, foram apreendidos, munições de diversos calibres, camisetas semelhantes as da Polícia Civil, um rádio comunicador, uma balaclava e dois coletes balísticos. O material localizado estava em uma residência na Av. Antônio Andrighetti, nº 2.059, no bairro Vila Ipê, zona norte da cidade.

O homem preso pelo 4ºBPChq integra uma organização criminosa que é responsável pelos homicídios ocorridos, em Caxias do Sul, nos dias 03, 13 e 16 de maio, sendo que neste dia, pela manhã, ocorreu um duplo homicídio no bairro Campos da Serra e, à noite, um triplo homicídio no bairro Vila Leon. O faccionado é suspeito de participar dessas ações. Ademais, em alguns delitos, os criminosos atearam fogo em residência e em veículos utilizados nas ações.

As prisões ocorreram na área do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3ºBPAT) e 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM). Ao todo, seis pessoas foram presas em flagrante, dois foragidos capturados e apreendidas 181 gramas de maconha, 50 gramas de cocaína e 11 armas de fogos. Foram abordadas 187 pessoas e 1.208 veículos vistoriados.

Os presos, e o todo material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia e Pronto Atendimento (DPPA) para o registro das ocorrências.





GALERIA







Em breve
Nenhum jogo no momento.