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Infraestrutura 29/11/2021 | 16h46

Obras do Porto Meridional em Arroio do Sal devem começar no fim de 2022 com operação no segundo semestre de 2024


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Obras do Porto Meridional em Arroio do Sal devem começar no fim de 2022 com operação no segundo semestre de 2024
Foto: Divulgação/ Engenharia Portuária & Ambiental


Departamento de Jornalismo

Nesta semana, o projeto do Porto Meridional em Arroio do Sal foi apresentado para uma comitiva de empresários da Federação das Indústrias do RS (Fiergs), em Porto Alegre; e para prefeitos do Litoral Norte do Estado, em Arroio do Sal. Na ocasião, o presidente da DTA – Engenharia Portuária & Ambiental, engenheiro João Acácio Gomes de Oliveira Neto, detalhou o projeto acompanhado do senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS), apoiador da iniciativa.

O Porto Meridional, que ficará entre os balneários Rondinha e Jardim Olívia Norte, recebeu as licenças da Marinha do Brasil, da Secretaria Nacional de Portos e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, aguardando ainda a licença de instalação a ser concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O início das obras está previsto para o segundo semestre de 2022. Nesse contexto, a operação pode ocorrer antes do fim de 2024. O empreendimento terá capacidade para movimentar anualmente 30 milhões de toneladas, podendo receber navios de carga e de cruzeiros. O investimento está orçado em R$ 6 bilhões.

De acordo com o coordenador marítimo e de hidrovias da Câmara Temática de Infraestrutura do MobiCaxias, Ruben Antonio Bisi, as autorizações da Marinha são importantes, tendo em vista que houve mudança no projeto, tornando o porto onshore, ou seja, mais próximo da costa. Por isso, um trecho da orla será dragado, o que irá baratear o custo. Bisi lembra que a Serra discute questões logísticas envolvendo o novo aeroporto regional, o Porto Meridional e as concessões rodoviárias, além de ferrovias. Para a região o tema é relevante, tendo em vista que 21% PIB local custeia a logística.

A BR do Mar citada pelo diretor do MobiCaxias se refere ao Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem, projeto de lei do Governo Federal aprovado na Câmara dos Deputados e que tramita no Senado. A navegação de cabotagem é o transporte aquaviário feito entre portos do mesmo país.







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