Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Novos Grupos 10/06/2021 | 10h44

Novos grupos são contemplados na vacinação contra a gripe a partir desta semana


Novos grupos são contemplados na vacinação contra a gripe a partir desta semana
Foto: Divulgação/Internet

A vacinação contra a gripe teve uma nova fase iniciada nesta semana em todo o Brasil. Conforme o cronograma do Ministério da Saúde, os grupos a serem contemplados nessa nova etapa são as pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo, integrantes de forças de segurança e salvamento, além de trabalhadores portuários, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.

Em Caxias do Sul, a imunização está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas Vacinadoras (UBV), exceto a São Vicente, que não aplica vacinas.
A campanha segue até 9 de julho. No município, até o momento já foram vacinadas mais de 74.500 pessoas. Assim como todos os anos, a expectativa é que a cobertura vacinal de cada grupo chegue, pelo menos a 90%.

Pela primeira vez, a campanha da gripe acontece concomitantemente com outra, sendo a de prevenção à Covid-19. A diretora da vigilância em Saúde, Juliana Argenta, alerta que a população deve ficar atenta ao intervalo entre cada vacina.

"Há uma recomendação do Ministério da Saúde que seja observado e respeitado o intervalo de 14 dias entre a dose da Influenza e a da Covid-19. A do coronavírus é uma vacina nova, poucos estudos se tem em relação aos eventos adversos dela. Então a gente não sabe se as pessoas recebendo duas vacinas em um curto espaço de tempo pode acarretar em situações prejudiciais, e aí não vamos ter como saber se foi de uma vacina ou de outra", explica.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça que o avanço da campanha não significa necessariamente o encerramento da vacinação para os grupos anteriores. Por isso, quem faz parte do público-alvo das fases já iniciadas ainda pode ser imunizado. É o caso de crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto), profissionais de saúde, pessoas de 60 anos ou mais, professores e demais profissionais da educação. Crianças são vacinadas em todas as UBSs, exceto as UBVs Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada.

Doentes crônicos devem apresentar atestado ou receita médica emitida há menos de um ano. Profissionais da educação, da saúde, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo devem comprovar profissão ou vínculo de trabalho por meio de carteira ou contrato de trabalho, contracheque, crachá da empresa, registro ativo no Sindicato dos Rodoviários ou CNH nas categorias C, D ou E. Para receber o imunizante também é necessário apresentar a carteira de vacinação, quem tiver, documento oficial com foto, CPF e Cartão SUS, caso possua o documento. 


Confira os horários de atendimento das UBSs para receber a vacina contra a gripe:


Público-alvo: Pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo, integrantes de forças de segurança e salvamento, crianças (de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto), profissionais de saúde, pessoas de 60 anos ou mais, professores e demais profissionais da educação.

Locais: todas as UBSs e UBVs (exceto São Vicente)

Observação: crianças podem fazer a vacina em todos os locais, exceto as UBVs Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada

Locais: todas as UBSs e UBVs (exceto São Vicente)

Horários: 8h às 18h nas unidades Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário; 8h às 16h, nas demais Unidades.

Período: 9 de junho a 9 de julho (de segunda a sexta).

Para pessoas de 60 anos ou mais e profissionais da educação também está disponível em instituições de ensino até sábado

Vacina para pessoas de 60 anos ou mais e profissionais da educação também está disponível em instituições de ensino até sábado. De quarta-feira a sábado (9 a 12/6), a vacina contra Influenza também estará disponível em quatro instituições de ensino: UCS, FSG, Faculdade Anhanguera e Faculdade Fátima (veja endereços abaixo). Podem procurar esses locais pessoas de 60 anos ou mais, professores e demais profissionais da educação. A vacinação nesses pontos será das 8h às 17h.

Público-alvo: pessoas de 60 anos ou mais, professores e demais profissionais da educação

Locais: UCS (Ceclin/Bloco 70), FSG (Rua Marechal Floriano, 1229), Anhanguera (Avenida Alexandre Rizzo, 486, Desvio Rizzo) e Faculdade Fátima (Rua Alexandre Fleming, 454)

Horário: 8h às 17h

Período: 9 a 12 de junho (quarta a sábado)


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.