Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Alerta 30/06/2020 | 10h36

Novos focos do mosquito Aedes aegypti são encontrados em residências em Caxias do Sul


Novos focos do mosquito Aedes aegypti são encontrados em residências em Caxias do Sul
Foto: Divulgação/ Internet

O número de criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue, subiu para 26 em Caxias do Sul, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (29) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ao todo, 12 bairros já registraram criadouros ou mosquitos adultos.

Conforme Sandra Tonet, diretora técnica da Vigilância Ambiental da SMS, os focos foram encontrados, principalmente, em residências. Eles estavam dentro de objetos com acúmulo de água parada, como pneus, caixas d’água, tambores, tonéis e vasos de planta.

De janeiro a maio foram feitas mais de 24 mil visitas pelos agentes de saúde. Mesmo com o avanço da pandemia de coronavírus, os agentes ainda estão realizando as visitas, porém peridomiciliares, ou seja, os agentes não entram nas residências.

Sandra Tonet informa que o Município continua em alerta, e diz ser fundamental o cuidado nas residências. Ela explica que, apesar da chegada do inverno, quando o ciclo de reprodução do mosquito diminui, não se pode relaxar nos cuidados, uma vez que em temperatura ideal os ovos retomam o ciclo. Ela destaca, inclusive, para as projeções da meteorologia de um inverno com temperaturas mais amenas, o que em caso de novos focos, poderia provocar um surto da doença.

Sandra Tonet ressalta a importância de evitar o acúmulo de água em lixeiras, regadores, baldes, vasos de flores, pneus e tonéis, porque são nessas condições que se formam os criadouros. Os bairros em que foram encontrados focos de dengue são: Bela Vista, Centenário, Cinquentenário, Cruzeiro, De Lazzer, Kayser, Marechal Floriano, Nossa Senhora da Saúde, Petrópolis, Pio X, Santa Lúcia e Santa Lúcia Cohab.

As denúncias sobre possíveis focos de Aedes aegypti podem ser feitos pelo Alô, Caxias, por meio do número 156.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.