Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Agricultura 14/01/2020 | 19h37

Municípios e entidades agrícolas pedem medidas urgentes contra a estiagem


Municípios e entidades agrícolas pedem medidas urgentes contra a estiagem
Foto: Divulgação/ Internet

Os efeitos da falta de chuvas no Rio Grande do Sul assolam mais de 150 municípios, e 35 já decretaram estado de emergência. Por isso, entidades como a Federação dos Municípios (Famurs), a Federação de Trabalhadores na Agricultura (Fetag) e a Federação da Agricultura (Farsul), Defesa Civil, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e a Emater-RS criaram um grupo de trabalho para organizar as demandas mais urgentes do setor.

O documento foi elaborado nesta segunda-feira (13), em reunião na capital gaúcha, e será entregue ainda nesta terça-feira (14) no Ministério da Agricultura. De acordo com o presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Russomano Freire (PDT), os prejuízos no Estado já ultrapassam a casa dos bilhões de reais.

Por isso, foram criados dez tópicos com as principais demandas, dentre elas o desejo de protelar em 120 dias o pagamento de todas as dívidas dos agricultores rurais, criação de linhas de créditos e antecipação de benefícios comuns em período de inverno. 

Eduardo Russomano Freire (PDT) ressalta que está estiagem não era sentida desde 2013 e já atingiu as culturas de soja, milho, feijão, fruticultura, fumo e erva-mate. Portanto, as demandas foram encaminhadas em regime de urgência e a expectativa do grupo de trabalho é que sejam atendidas em breve. O presidente da Famurs destaca ainda que os produtores que não procuraram auxilio até o momento, devem buscar as entidades agrícolas de cada município e reportar os prejuízos, para que todos sejam beneficiados posteriormente.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.