Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Esperança 06/07/2020 | 06h33

Municípios da Serra recorrem e expectativa é de permanência na bandeira laranja


Municípios da Serra recorrem e expectativa é de permanência na bandeira laranja
Arte: Governo do Estado do RS

Na sexta-feira (03), o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), anunciou a nova classificação das regiões de acordo com o Modelo de Distanciamento Controlado. A Região de Caxias do Sul voltou à bandeira vermelha, após permanecer por mais uma semana na cor laranja. A medida entra em vigor na terça-feira (07), porém, cabe recurso por parte dos prefeitos da Serra.

De acordo com o prefeito de Cotiporã e presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), José Carlos Breda (PP), a entidade já recorreu e espera uma reavaliação da classificação por parte do Governo do Estado. Ele informa que a contestação se deu em duas frentes: a primeira, encaminhada na quinta-feira (02), diz respeito a sugestões para aprimorar o modelo de distanciamento estadual.

A outra reivindicação, encaminhada sábado (04), foi o recurso que visa demonstrar que a Serra Gaúcha não se encontra em uma situação de iminente colapso do sistema de saúde. Breda ressalta o esforço entre Poder Público e iniciativa privada para ampliar os leitos de UTI para a população. Segundo o prefeito, a Serra passou de 174 leitos, em um mês, para 245, ou seja, quase 50% de acréscimo.

Todos os esforços são para manter a Serra na bandeira laranja. O presidente da Amesne pontua que, pelos documentos encaminhados ao Palácio Piratini, a região tem condições de permanecer no nível médio do Modelo de Distanciamento.

Ainda que o Governo do Estado confirme a manutenção da bandeira vermelha para a macrorregião da Serra Gaúcha, 26 dos 49 municípios poderão manter o comércio aberto. A determinação é válida para as cidades onde não houve registros de mortes e hospitalizações nos últimos 14 dias.


Departamento de Jornalismo Rádio Caxias






Em breve
Nenhum jogo no momento.