Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Medicamentos 24/04/2021 | 19h01

Município reforça impossibilidade de adquirir colírios em falta na Farmácia Especializada


CONFIRA O ÁUDIO


Município reforça impossibilidade de adquirir colírios em falta na Farmácia Especializada
Foto: Divulgação Internet


Departamento de Jornalismo

Os medicamentos Timolol e Dorzolamida seguem em falta na Farmácia Especializada de Caxias do Sul. Ambos são colírios e compõem grupo de itens cuja responsabilidade de aquisição e distribuição seria do Estado e do Governo Federal.

Pedidos para a reposição destes e de outros artigos já foram feitos nesta semana pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Ainda não há retorno sobre o último requerimento. Também falta a informação do que motivou a falta das substâncias, bem como a previsão de quando deve ocorrer o encaminhamento de novos frascos.

O Município poderia qualificar o Timolol para a compra por conta própria. Entretanto, já existe orçamento definido para a aquisição de medicamentos pela Prefeitura. O Poder Público caxiense tem obrigação de adquirir itens do Componente Básico, sendo que a totalidade do recurso empenhado para o fim teria plano fixado para uso.

Assim, as verbas são repartidas no abastecimento de cada uma das drogas do grupo básico. Conforme a Secretaria da Saúde de Caxias, não há reserva de fundos que permita o investimento no colírio em falta, mesmo que o padrão do mesmo fosse alterado.

A diretora técnica da Assistência Farmacêutica do Município, Mônica Menegat, sugere uma alternativa. Ela comenta que o Timolol pode ser adquirido com desconto nas drogarias vinculadas ao programa “Farmácia Popular”. A servidora explica que subsídio governamental permite que a substância seja adquirida por preço mais baixo.

Para adquirir o Timolol com preço subsidiado, o paciente deve apresentar o RG e o CPF, em documento oficial com foto, assim como a receita médica.

O timolol e a dorzolamida são soluções oftálmicas, indicadas para reduzir a pressão intraocular e tratar quadros de glaucoma. A pressão elevada pode comprometer o nervo óptico, deteriorando a visão. Até mesmo a cegueira pode ser causada por hipertensão ocular.

 

 

 

 

 







Em breve
Nenhum jogo no momento.