Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Outubro Rosa 06/10/2021 | 17h15

Município promove ação para agendamento de mamografias em frente ao Hospital Pompéia na quinta-feira


Município promove ação para agendamento de mamografias em frente ao Hospital Pompéia na quinta-feira
Foto: Divulgação Internet

Como parte da campanha do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza uma grande ação para agendamento de mamografias, em frente ao Hospital Pompéia, nesta quinta-feira (07). Nesse dia, das 9h às 16h, uma equipe da SMS vai atender mulheres com 40 anos ou mais, para fazer o requerimento do exame. Posteriormente, a mulher deve levar a requisição até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de preferência para marcar a data do exame. A campanha é focada nas mulheres de 40 anos devido a incidência do câncer de mama ser maior a partir dos 50 anos.

O Outubro Rosa é o mês de conscientização para o controle do câncer de mama. A diretora técnica da Saúde da Mulher, Vanessa Bosi, explica a importância do exame preventivo.

“É o câncer que ocupa o primeiro lugar em mortalidade entre as mulheres e a gente sabe que a mamografia é o exame de rastreamento, cuja detecção precoce possibilita maiores chances de cura", comenta.

Vanessa complementa que a ideia é que todos os exames sejam realizados ainda dentro do mês de outubro.

"Não existe demanda reprimida para o exame de mamografia. O Município disponibiliza em torno 1,7 mil exames de mamografia por mês, pelo SUS. Então ela provavelmente ainda fará esse exame dentro do mês de outubro", finaliza.

Do início do ano de 2021, até o momento, foram realizadas oito mil mamografias e 29 diagnósticos com idade média de acima de 50 anos. No ano passado, foram contabilizados 51 óbitos em Caxias do Sul em decorrência do câncer de mama.

Durante o Outubro Rosa será realizado outras ações, como a live que está marcada para terça-feira (05), a partir das 19h, para tratar da saúde, sexualidade e espiritualidade feminina. O bate-papo será transmitido pelo canal da Prefeitura no YouTube. Vanessa Bosi conduzirá a conversa, que contará com a participação da ginecologista Graziela Artico e da psicóloga Gisela Cardoso.

 

PROGRAME-SE

Agendamento de mamografias

Quem: mulheres a partir de 40 anos

Dia: 7/10 (quinta-feira)

Horário: 9h às 16h

Onde: em frente ao Hospital Pompéia


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.