Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Críticas à alimentação 21/10/2021 | 16h22

Município garante qualidade do cardápio da merenda da educação infantil em Caxias


Município garante qualidade do cardápio da merenda da educação infantil em Caxias
Foto: Divulgação

Críticas à alimentação ofertada a crianças em instituições de ensino de Caxias do Sul foram levantadas pela representação dos trabalhadores do setor. Manifestação realizada na última segunda-feira (18) pedia a revisão do cardápio, considerado insuficiente e de difícil aceitação por parte dos alunos. Nesta quarta-feira (20), a titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed) manifestou-se sobre a questão em entrevista no programa Persona, da Rádio Caxias. Segundo Sandra Negrini, pode estar ocorrendo estranhamento por conta da adoção de regras determinas pelo Ministério da Educação (MEC) em 2020. Esta normativa exige retirada de açúcar e farinha do prato das crianças. Ainda assim, a Smed afirma que a taxa de rejeição é de 4,5% dos alunos.

A secretária frisa que o cardápio é formulado por técnicos da pasta, exaltando a capacitação da equipe responsável pela tarefa. Sandra Negrini garante que os matriculados não passam fome e ainda rejeita a afirmação de que as crianças estão recebendo alimentos em pouca quantidade. Conforme ela, o cardápio é balanceado e leva em consideração a necessidade de cada faixa etária.

O Senalba, sindicato que representa empregados das cozinhas das creches e escolas do Município, afirma que a rejeição ao cardápio atual é grande. A entidade discorda de posições e sustenta que muitas crianças saem das instituições de ensino com fome. A representação aguarda audiência pública que vai discutir a questão na Câmara de Vereadores.

Outra reivindicação manifestada no ato realizado na última segunda é a necessidade de melhorias em colégios de Caxias. A Smed reconhece a necessidade de intervenções na rede e afirma que um levantamento com prioridades está em preparação. Esta relação de obras de maior urgência é que deve pautar as ações da municipalidade, uma vez que a demanda é considerada ampla.

 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.