Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Mobilização 13/06/2019 | 12h00

Movimento comunitário protesta contra fechamento de UBS para reformas


Movimento comunitário protesta contra fechamento de UBS para reformas
Foto: Alex Schneider/RádioCaxias

Comunitaristas e conselheiros de saúde realizaram uma manifestação em frente ao posto de saúde do bairro Esplanada, na Zona Sul de Caxias, na manhã desta quinta-feira (13). O ato começou por volta de 06h e durou pouco mais de uma hora. De forma concomitante, usuários da UBS aguardavam na fila pelo atendimento. Cartazes e um carro de som foram utilizados no protesto. O motivo foi a previsão da Prefeitura de fechar o prédio da unidade de saúde para reformas.

O descontentamento foi compartilhado pelo presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter. Ele considera importante a revitalização do local, mas acredita que a interrupção planejada pelo Município vai gerar dificuldades para os usuários do serviço.

O presidente do Conselho de Saúde local, Jorge Silva, critica a falta de informações repassadas pela Prefeitura ao grupo a respeito do plano de reformas. Ele questiona a qualidade do atendimento caso os usuários sejam deslocados para outras UBSs. O conselheiro comenta que a unidade do bairro São Caetano seria a alternativa encontrada pela Prefeitura, mas revela que foram sugeridos espaços mais próximos.

Em nota divulgada à imprensa nessa quinta-feira, a Secretaria da Saúde (SMS) de Caxias do Sul destacou a existência do projeto para reforma de unidades básicas de Saúde (UBSs). Conforme o comunicado, no entanto, o cronograma de trabalho está sendo elaborado pela equipe da pasta, conjuntamente com os demais órgãos da administração municipal envolvidos. O grupo ainda está estudando quais unidades passarão por intervenções, de que forma, quando será possível iniciar os trabalhos e o tempo necessário para conclusão dos mesmos.

Ainda segundo a Secretaria, assim que o planejamento estiver concluído, a população será informada e orientada. Mesmo com as reformas, a pasta garante a manutenção do atendimento aos usuários nos serviços da rede municipal de saúde.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.