Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Luto 25/02/2020 | 20h15

Morre o professor e ex-secretário Paulo Gedoz de Carvalho


Morre o professor e ex-secretário Paulo Gedoz de Carvalho
Foto: Divulgação / Redes Sociais

Um homem que será lembrado pela defesa expressiva ao esporte em Caxias do Sul. Assim era o professor em Educação Física Paulo Eugênio Gedoz de Carvalho. Além disso, a integridade e posicionamento forte também marcaram a carreira de 41 anos como docente.

Paulo Gedoz, o Paulão, como era conhecido pelos amigos, morreu na manhã desta terça-feira (25), aos 66 anos, em decorrência um infarto. Além da carreira marcante como professor, também foi secretário Municipal de Esportes.

Colega de trabalho na UCS e amigo, João Ignácio Pires Lucas destaca a determinação de Gedoz. Ele acredita que, além do bom trabalho na área do esporte, ficará a lembrança dos ensinamentos repassados a centenas de alunos, o que torna a morte uma grande perda para o segmento esportivo da cidade.

Paulo Gedoz foi secretário de Esporte e Lazer na gestão de Daniel Guerra, tendo sido nomeado em julho de 2017. O também professor da UCS e amigo, Juliano Viegas, destaca que Gedoz foi assessor dele durante anos na área da educação infantil.

Essa proximidade fez com que Viegas fosse consultado por Gedoz, para definir se aceitava ou não o cargo de secretário. O amigo salienta que opinou pela aceitação, devido à competência que o colega tinha.

Porém, em pouco menos de dois anos, em 02 de maio de 2019, Paulo Gedoz emitiu uma nota e pediu exoneração. Ele não aceitou a possibilidade da SMEL voltar a ser um departamento dentro da Secretaria Municipal da Educação (SMED). Na época, ele relatou que a maior indignação era que, mesmo na condição de secretário, não havia sido convidado a participar das reuniões que definiriam esta mudança.

Gedoz era formado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui especialização em Esportes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado em Administração Esportiva pela Universidade Gama Filho.

No campo profissional, foi coordenador desportivo da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, nas décadas de 1970 e 1980. Também foi técnico de equipes estudantis de atletismo e handebol. Em 1986 entrou para o corpo docente do curso de Educação Física da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Além de professor, ao longo de três décadas, atuou como coordenador do curso, chefe de departamento e diretor do Centro de Ciências Biológicas. Ainda na Universidade, participou da criação do projeto “UCS Olimpíadas 2004”, que incentivava a formação de novos atletas.

A despedida ao professor Paulo Gedoz ocorreu na noite desta terça (25), no Memorial Crematório São José. Ele deixa a esposa Mirian Gazola, dois filhos e um neto.


Departamento de Jornalismo






Em breve
Nenhum jogo no momento.