Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Segurança 24/10/2020 | 14h47

Moradores do Morro do Sabão voltam a sofrer com aumento de usuários de drogas no local


Moradores do Morro do Sabão voltam a sofrer com aumento de usuários de drogas no local
Foto: Divulgação/ Guarda Municipal

A Operação Saturação, realizada pela Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), entre os meses de julho e agosto de 2020, na localidade do Morro do Sabão, situado na entrada do bairro 1º de Maio, vinha apresentando bons resultados. Porém, com o sucesso da ação, ela acabou sendo estendida para outros bairros da cidade, que apresentavam problemas similiares. Algo que desagradou a comunidade local, pois como o patrulhamento preventivo, realizado pela Guarda Municipal (GM), começou a ser feito de maneira menos incisiva, os usuários de drogas retornaram para as imediações, incomodando a vizinhança com drogadição, arruaças e até mesmo prostituição, conforme denuncia uma morada antiga do bairro. 

A situação foi levada ao conhecimento de diversas autoridades do município, como o secretário de segurança pública, Hernest Larrat e o prefeito Flávio Cassina, inclusive, sendo entregue a ele um abaixo assinado dos moradores pedindo providências. Alguns deles, ainda alegam que ao ligar para a Brigada Militar ou mesmo para a Guarda Municipal (153), solicitando a dispersão destes indivíduos, nenhuma medida é adotada. Com isso, a situação de medo persiste, o número de viciados em drogas aumenta e os moradores se sentem cada vez mais impotentes e coagidos ante ao impasse.

O secretário de Segurança Pública, Hernest Larrat, por sua vez, explica que este tipo de patrulhamento mais incisivo, promovido pela  Guarda Municipal nos meses de julho e agosto do corrente ano, visa dispersar grupos formados por usuários de drogas e, assim, coibir também o tráfico de entorpecentes. Porém, o quantitativo humano é restrito e a área de controle extensa. No entanto, o referido local é alvo de monitoramento constante e não encontra-se a mercê.  Pelo contrário, não é possível manter um destacamento de forma permanente no local, segundo Larrat.

A secretaria ainda frisa que esta ronda ostensiva continua ativa. E que o apoio da população é fundamental, no sentido de advertir a Guarda quanto a possíveis focos de drogadição. O titular da pasta admite que no início a operação saturação deu bons resultados no Morro sdo Sabão, porém as autoridades já observaram que houve um retorno de usuários de drogas ao local. Portanto, para evitar que ele se torne novamente uma cracolândia, Larrat pretende intensificar as ações da Guarda Municipal no Morro do Sabão e em vários outros pontos vulneráveis do Município. 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.