Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Obras 20/11/2019 | 20h02

Moradores do bairro São Leopoldo sofrem com buracos e falta de atendimento da Secretaria de Obras


Moradores do bairro São Leopoldo sofrem com buracos e falta de atendimento da Secretaria de Obras
Foto: Paula Brunetto/ Rádio Caxias

A rua Flora Magnabosco faz ligação com a Luiz Gaviraghi e dá acesso à igreja da comunidade, além de ser uma via de conexão entre os bairros São Leopoldo e Rio Branco. Neste ponto, os moradores sofrem com a formação de buracos, devido a uma canalização que passa no meio da rua. Segundo a moradora Isadora Pedrotti, de 23 anos, a tubulação é muito pequena e não dá conta de escoar todos os dejetos que recebe, principalmente em dias de fortes chuvas. Além disso, relata que o ponto também acumula a água que vem das ruas do bairro Rio Branco. 

Isadora comenta que o problema se estende por anos e já houve a protocolação de pedidos na prefeitura e visitas de servidores, porém nada foi resolvido. A moradora ressalta que quando os buracos abrem, entra-se em contato com a Secretaria Municipal de Obras, mas os servidores apenas espalham camadas de brita para tapar o buraco. Já os paralelepípedos que se soltam, estão se acumulando nas calçadas e não são repostos, de acordo com ela. Além disso, a pasta teria informado aos moradores que não possui maquinário disponível para a troca de canalização. Por isso, segundo Isadora, a preocupação dos moradores é com a falta de perspectiva.

Isadora Pedrotti reforça ainda que a crítica não é feita apenas pela segurança dos moradores, mas também de quem trânsita. Pois, segundo ela, trata-se de uma rua que possibilita o acesso à igreja do bairro, ao clube de mães, além de ser passagem constante de vans escolares e pessoas que se deslocam do bairro em direção aos locais de trabalho.

Segundo ela, nas últimas chuvas fortes, ocorridas no início do mês de novembro, os buracos se abriram novamente e uma van escolar, carregando crianças, derrapou e por pouco não caiu em um buraco, causando um acidente. Isadora conta que foi utilizado cerca de 1 metro de brita para nivelar a pista e tapar o buraco, além de que o trabalho foi feito com o auxílio de um vereador, conseguindo por meios próprios o material para ser colocado na via.

A reclamante também reforça o perigo aos moradores em virtude da avenida São Leopoldo. De acordo com ela, a revitalização da via foi uma conquista, porém considera que a reforma trouxe insegurança, por causa da velocidade empregada pelos motoristas. Isadora relata que a sinalização deixa de ser respeitada, inclusive os semáforos para pedestres. Por isso, os moradores solicitam que a Fiscalização de Trânsito disponibilize um servidor para acompanhar o fluxo em horários de picos ou realize a instalação de um redutor de velocidade.

Sobre esta questão, a Secretaria Municipal de Obras de Caxias do Sul emitiu a seguinte nota:

"Não há registro de atendimento em aberto no sistema da prefeitura quanto a melhorias ou manutenções em drenagem para as ruas Luiz Gaviraghi e Flora Magnabosco. Os últimos protocolos atendidos nesse sentido datam de janeiro e abril de 2019, respectivamente.

Todavia, quanto à reposição de um trecho de paralelepípedos, a Smosp informa que a pasta tinha muitos problemas com a qualidade do trabalho da empresa que prestava esses serviços ao Município anteriormente. Em outubro, foi homologada uma nova empresa para fazer esse tipo de manutenção. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos de acordo com a urgência das demandas, dando prioridade a locais mais movimentados. O trecho mencionado deverá ser atendido até o fim de dezembro. Também cabe salientar que a Smosp manteve todos os trechos com brita, para evitar acidentes, durante a seleção da nova empresa.

A pasta ainda reforça que o canal oficial para atendimento é o “Alô, Caxias”, por meio do qual o cidadão registra seus pedidos. Todos são devidamente encaminhados às secretarias para vistoria e retorno ao solicitante. A Smosp também se mantém disponível para esclarecimentos sobre os atendimentos."


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.