Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Variante 22/02/2021 | 16h22

Monitoramento da variante P1 do coronavírus no Estado é ampliado pela Vigilância em Saúde


Monitoramento da variante P1 do coronavírus no Estado é ampliado pela Vigilância em Saúde
Foto: Divulgação/ Internet

Após a confirmação do primeiro caso infectado pela variante P1 do coronavírus, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) reforçou o monitoramento sobre possíveis outros contágios e já enviou dezenas de amostras de exames RT-PCR de pacientes gaúchos para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O prazo para o resultado do sequenciamento genético dessas amostras é de até 21 dias.

A P1 é um tipo de mutação que está associada ao aumento dos casos de coronavírus em Manaus (AM) e, até o momento, segue o padrão de apresentar um agravamento dos casos de forma mais rápida, comparado a outras formas do vírus. O trabalho da vigilância priorizou casos recentes da Serra, onde foi detectado o primeiro caso de P1 no RS, outros ocorridos em Porto Alegre e regiões de divisa.

A diretora do Cevs, Cynthia Goulart Molina-Bastos, explica que as análises servem para que as autoridades de saúde entendam qual tipo de vírus e, com outros fatores, auxiliem na tomada de decisões. Cynthia também explica o que difere a P1 das demais variantes até o momento identificadas: não há ainda uma comprovação de que ela é mais grave do que as outras, mas o padrão que começamos a observar é que é uma infecção com o agravamento mais rápido.

As mutações de vírus são frequentes e não representam necessariamente uma alteração de ação. Podem, por exemplo, alterar as características do vírus e impactar no quadro clínico e na resistência às vacinas. Assim que saírem os resultados, os dados serão publicados em nova edição do boletim genômico do Cevs.

O balanço mais recente, com dados até 13 de fevereiro, aponta que já foram identificadas no Rio Grande do Sul 19 linhagens do vírus Sars-CoV-2 (responsável pela Covid-19). As linhagens mais frequentes no Estado foram as mesmas identificadas no restante do Brasil – B.1.1.33, B.1.1.28 e P2.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.