Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Infraestrutura 29/10/2020 | 20h07

MobiCaxias ressalta a convergência de esforços para andamento do projeto do novo aeroporto


MobiCaxias ressalta a convergência de esforços para andamento do projeto do novo aeroporto
Foto: Divulgação/ Prefeitura

O grupo de trabalho Mobilização por Caxias do Sul aguardava com ansiedade pela liberação da Licença Prévia do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha. O documento, divulgado terça-feira (27) pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), detalha o que será feito a partir de agora e especifica o que será construído e quais áreas serão preservadas.

Segundo o coordenador de aerovias da Câmara Temática de Infraestrutura do MobiCaxias, Rodrigo Postiglione, a medida abrirá uma nova fronteira para o desenvolvimento regional, bem como aponta a necessidade do encaminhamento de novas obras. Nesse sentido, Postiglione pontua que existem tratativas entre os poderes públicos de Gramado e Caxias para uma ligação viária, com a construção de uma ponte, para favorecer o turismo.

A Licença Prévia também lista os documentos a serem encaminhados para que seja feita a solicitação da Licença de Instalação e permite que a Prefeitura de Caxias encaminhe a licitação dos projetos arquitetônico, da pista e demais estruturas complementares, explica Rodrigo Postiglione.

No final de setembro, uma comitiva caxiense esteve em Brasília para, entre outras atividades, um encontro com o ministro da Infraestrutura. Na ocasião, Tarcísio Gomes de Freitas citou que, com a celebração do Termo de Referência no mês passado, e demais trâmites dentro do prazo, a obra deve ser iniciada em 2022, com prazo de conclusão de quatro anos.

Segundo o anteprojeto do Aeroporto Regional da Serra, no distrito caxiense de Vila Oliva, pelo menos 53 municípios serão diretamente beneficiados pelo empreendimento orçado em R$ 200 milhões. O aeródromo terá um terminal de passageiros com 4,7 mil metros quadrados de área construída, com capacidade para receber até um milhão de passageiros por ano, além de um estacionamento com 500 vagas.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.