Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Conclusão 26/08/2019 | 21h10

Ministério do Turismo confirma Caxias do Sul na Região das Hortênsias


Ministério do Turismo confirma Caxias do Sul na Região das Hortênsias
Foto: Divulgação/ Internet

A portaria nº 271, de 23 de agosto de 2019, publicada nesta segunda-feira (26), definiu a cidade de Caxias do Sul na Região das Hortênsias, dentro do Mapa do Turismo Brasileiro. Com isso, o município começa a integrar, junto com Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula, uma das regiões turística mais visitadas do Brasil.

Caxias do Sul participava da Região da Uva e do Vinho desde 1971. A alteração para a Região das Hortênsias foi solicitada pela Secretaria Municipal do Turismo (Semtur) à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) no mês de junho. Porém uma liminar na Justiça, no fim de julho, impediu a mudança dentro dos prazos previstos pelo governo federal. O ingresso só foi possível devido a um recurso promovido pela Procuradoria-Geral do Município (PGM). A solicitação foi acatada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS).

O Município justificou o desejo de participar da Região das Hortênsias devido às afinidades e os limites geográficos. Caxias do Sul faz limite com quatro dos cinco municípios da Região das Hortênsias. Com a Região Uva e Vinho, a cidade faz limite apenas com três dos 29 municípios integrantes da região.

O novo Mapa do Turismo Brasileiro vigorará até 2021. As atualizações são feitas a cada dois anos. No portal, www.mapa.turismo.gov.br já é possível visualizar Caxias do Sul no novo roteiro. Porém, no site do Governo do Estado o município não aparece em nenhum destino turístico.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.