Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Caxias do Sul 17/11/2019 | 19h44

Milhares de pessoas celebram a diversidade na 19ª Parada Livre


Milhares de pessoas celebram a diversidade na 19ª Parada Livre
Foto: Rafael Iotti/Rádio Caxias

A 19ª Parada Livre, protagonizada na Rua Marquês do Herval, ao lado da Praça Dante Alighieri, no Centro de Caxias do Sul, teve ampla comemoração. Com mais de 15 mil pessoas, segundo a organização, o Dia do Orgulho LGBT, que é tradicionalmente festejado no dia 28 de junho, no município, foi transferido para este domingo (17), com o intuito de não atrapalhar outras atividades que ocorreram na área central da cidade, como a Feira do Livro. No entanto, a Parada ganhou outros motivos para celebrar: a volta do evento à Praça Dante Alighieri, o que não acontecia desde o ano passado.

Com a decisão favorável do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS), na noite da última quinta-feira (14), o desembargador Ricardo Torres Hermann, da 2ª Câmara Cível, negou a concessão de um efeito suspensivo solicitado pela Prefeitura de Caxias do Sul, o que desobrigaria o Município de colaborar na organização da 19ª edição da Parada Livre. Ainda no dia 31 de outubro, o juiz João Pedro Cavalli Júnior, da 2ª Vara Cível de Caxias, havia concedido uma liminar autorizando a realização do evento.

Milhares de pessoas prestigiaram na tarde deste domingo o evento, que contou com caminhão de som e performances artísticas. Roberto Schneider Seitenfus, integrante da Aliança Gaúcha LGBTI+, afirma que a Parada Livre nunca deveria ter saído da Praça Dante Alighieri.

Raquel Rotta, coordenadora da Comissão Especial da Diversidade Sexual/Gênero da OAB, avalia que a volta da Parada Livre ao Centro é uma vitória da comunidade LGBT e também das instituições que batalharam para que o evento pudesse ocorrer.

Além de performances, ocorreram pronunciamentos e shows. Foram cerca de 50 apresentações artísticas; e o fechamento do evento, por volta das 20h, teve a participação do Bloco da Ovelha, que tradicionalmente comanda o Carnaval de Rua caxiense.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.