Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Campanha 2022 23/06/2022 | 15h24

Metalúrgicos buscam aprovação de 12% de reajuste salarial junto à categoria


CONFIRA O ÁUDIO


Metalúrgicos buscam aprovação de 12% de reajuste salarial junto à categoria
Foto: Pixabay


POR DIEGO PEREIRA | DEPARTAMENTO DE JORNALISMO

Em reunião na última terça-feira (21), os sindicatos dos Metalúrgicos e das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) entraram em um consenso sobre a negociação do dissídio de 2022. As entidades chegaram ao entendimento de um índice de reajuste em 12%, a partir de 1º de junho, data-base da categoria. O segundo encontro da rodada de negociações aconteceu junto ao Simecs.

Contudo, o presidente em exercício dos Metalúrgicos, Paulo Andrade, explica que o índice depende ainda de aprovação dos trabalhadores. Uma assembleia da categoria ocorre no sábado (25) na sede da entidade. É necessário a  aprovação da maioria dos presentes.

Apesar do índice ficar abaixo dos 15% reivindicados pela categoria, Andrade ressalta que os trabalhadores não irão perder nenhum benefício. Ficou acordado que as cláusulas sociais não serão alteradas. Além disso, o presidente ressalta que o dissídio não será parcelado. Ele avalia de forma positiva o andamento da campanha salarial diante da situação atual.

O vice-presidente de Relações de Trabalho do Simecs, José Paulo Medeiros, relata que na mesa de negociação foi apresentado o entendimento de que a inflação está alta, mas também foi pontuado que as empresas sofreram com grandes aumentos nesse período que oneraram os custos operacionais.

Ele ressalta que o índice representa um equilíbrio e espera que seja aprovado pelos trabalhadores.

A rodada de negociação entre os sindicatos teve início no dia 08 de junho, quando ocorreu o primeiro encontro. Os 12% de reajuste que foram apresentados ficam um pouco acima dos 11,9% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) registrados no período.







Em breve
Nenhum jogo no momento.