Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Pandemia 04/05/2021 | 11h42

Médico palestra na CIC e afirma que pandemia oferece oportunidade riquíssima de aprendizado


Médico palestra na CIC e afirma que pandemia oferece oportunidade riquíssima de aprendizado
Foto: Divulgação/Internet

“O estranho mundo da pandemia” foi o tema abordado pelo cardiologista Fernando Antônio Lucchese na reunião-almoço da CIC Caxias desta segunda-feira (03). Com tom otimista, o médico avaliou que a humanidade tem uma oportunidade riquíssima de aprendizado após a pandemia do coronavírus.

Para Lucchese, a Covid nos trouxe lições. A principal delas é que a saúde é um assunto mais importante do que pensávamos. E que perder a vida inesperadamente é uma possibilidade. O palestrante opinou que a doença fez com que o de melhor e pior fosse revelado nas pessoas, bem como a família nos mostrou a sua real importância. Também aprendemos a valorizar a presença dos amigos e que é possível viver com menos recursos. O médico citou que a palavra-chave da pandemia é adaptação. Isso nos fez abandonar a chamada zona de conforto e expôs fragilidades.

A pandemia trouxe revelações. Na opinião do palestrante natural de Farroupilha e que viveu parte da adolescência em Caxias do Sul, as pessoas têm uma estranha tendência à necrofilia. Para ele, parte da mídia acha que contribuiu com a prevenção provocando o pânico. E criticou o fato de que alguns medicamentos se tornarem ideologia, sendo a ciência usada como argumento por quem não tem a mínima noção do que é ciência.

O cardiologista disse que o oportunismo político e jurídico é uma doença grave, pior do que a própria Covid. Apresentou também números: no Brasil, 55% da assistência do SUS é feita por 1,8 mil hospitais filantrópicos. O Rio Grande do Sul tem 333 hospitais, sendo 238 filantrópicos, 70% deles atendendo pelo Sistema Único de Saúde. Fernando Lucchese falou também sobre os valores pagos pelo governo (o custo médio da diária de UTI num hospital filantrópico de grande porte é de R$ 3,4 mil, sendo que o SUS paga R$ 1,6 mil) e sobre a disparada da inflação no setor da saúde.

Fernando Lucchese, que é cirurgião cardiovascular, professor e diretor dos hospitais São Francisco, Nora Teixeira e da Criança, todos do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, complementou que não podemos voltar a ser o que éramos em janeiro de 2020.

A íntegra da palestra pode ser conferida nos canais do YouTube e do Facebook da CIC Caxias. O próximo palestrante, no dia 10 de maio, será o titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.