Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Viva a ciência 19/01/2021 | 15h04

Médico do Samu é o primeiro caxiense a ser vacinado contra o coronavírus


Médico do Samu é o primeiro caxiense a ser vacinado contra o coronavírus
Foto: Pedro Gutterres/Rádio Caxias

A imunização contra a Covid-19 foi iniciada oficialmente em Caxias do Sul na tarde desta terça-feira (19). O médico plantonista do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), Gilmar Padilha Flores, de 58 anos, foi o primeiro caxiense a receber a Coronavac.

Quem aplicou foi a enfermeira Miriam Sartor Pedroni, de 62 anos. Ambos os profissionais foram escolhidos pela larga atuação na saúde pública de Caxias do Sul, com destaque para Flores, que atua no Samu desde a criação do Serviço. O cirurgião plástico de formação está há 29 anos no quadro da Secretaria Municipal da Saúde.

O primeiro lote de vacinas Coronavac chegou no Aeroporto Regional de Caxias do Sul por volta 09h50 desta terça-feira (19), trazido por um helicóptero da Brigada Militar. Este e um segundo carregamento, que chegou por volta de 12h, são formados pelos 14 mil imunizantes que estão sendo distribuídos para os 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, responsável pela Região da Serra. Após o desembarque, o material foi levado para a 5ª CRS, que começou a distribuição.

As primeiras pessoas a serem imunizadas serão trabalhadores da saúde (hospitais, UPAs, UBSs, Samu). As doses serão aplicadas por servidores da Prefeitura nos locais de trabalho da população-alvo que integra esta primeira fase.

Também integram o primeiro grupo prioritário as pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, ou seja, que estejam em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), os asilos; pessoas com deficiência em asilos; e pessoas com idades entre 75 e 80 anos. A definição de proporcionalidade foi definida pelo Ministério da Saúde.

Daniele Meneguzzi reforçou o pedido para que a população continue tomando medidas preventivas para evitar a disseminação do coronavírus, mesmo com o início da imunização. Ou seja, é preciso continuar usando máscara e respeitar o distanciamento social.


Departamento de Jornalismo






Em breve
Nenhum jogo no momento.